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- A S&P Global Rating, agência de classificação de risco, rebaixou na quinta-feira (09) o rating de crédito de emissor da Gol (GOLL4) de “CCC+” para “CC” na escala global, enquanto a nota nacional foi de “brBB” para “brCC”
- Nesta sexta-feira (10), a Fitch seguiu o mesmo caminho e rebaixou os Ratings de Inadimplência do Emissor (IDRs) de longo prazo em moedas estrangeira e local da companhia de “B-'/Perspectiva Negativa” para “C”
- Na véspera, a Fitch já havia rebaixado o rating de outra companhia aérea: a Azul (AZUL4)
A S&P Global Rating, agência de classificação de risco, rebaixou na quinta-feira (09) o rating de crédito de emissor da Gol (GOLL4) de “CCC+” para “CC” na escala global, enquanto a nota nacional foi de “brBB” para “brCC”. A modificação ocorreu após a empresa anunciar uma proposta de acordo com a Abra Group, holding criada para controlar as operações da Gol e da Avianca.
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Na terça-feira (07), a companhia aérea informou que vai emitir uma dívida privada para a Abra de pelo menos US$ 1 bilhão por meio de notas senior secured (Gol SSNs). Esses títulos podem ser trocados por notas exchangeable senior secured (Gol ESSNs), com vencimento em 2028. Ambos os ativos serão garantidos pela propriedade intelectual e marca da Smiles – programa de fidelidade da Gol –, assim como pela propriedade intelectual, marca e peças de reposição da companhia aérea.
Após a emissão das SSNs e ESSNs da empresa, a Abra se comprometeu a investir cerca de US$ 400 milhões em caixa até 2028 e a trocar pelo menos US$ 680 milhões de bonds da Gol por seus próprios títulos.
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As analistas Amália Bulacios e Luísa Vilhena, que assinam a decisão da S&P Global, consideram a substituição de dívida como um episódio de inadimplência da companhia aérea, já que a transação vai se dar em condições desfavoráveis. Caso o acordo não fosse realizado, a agência acredita que um calote convencional nas notas da Gol com vencimento em 2024 ou uma recuperação judicial poderiam ocorrer.
Nesta sexta-feira (10), a Fitch seguiu o mesmo caminho e rebaixou os Ratings de Inadimplência do Emissor (IDRs) de longo prazo em moedas estrangeira e local da companhia de “B-‘/Perspectiva Negativa” para “C”. Já o rating de crédito nacional foi de “BB+(bra) )’/Perspectiva Negativa” para “C(bra)”. Isso significa que a empresa agora apresenta um risco de crédito excepcionalmente alto, sendo que abaixo dessa nota só há “D”, associado a default (calote).
Na véspera, a Fitch já havia rebaixado o rating de outra companhia aérea: a Azul (AZUL4). A nota da empresa passou para “CCC”, o que indica um risco de crédito substancial. Mais detalhes podem ser conferidos nesta matéria.
No pregão de sexta-feira, as ações da Gol fecharam o dia em baixa de 5,41%, cotadas a R$ 6,29. Já os papéis da Azul encerraram em queda de 7,46%, sendo negociados a R$ 8,81.
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