Publicidade

Cerveja, Bitcoin e NX Zero: fábrica paulista quer captar investimentos com tokens, fãs e consumidores

Tarantino Cervejaria lança captação via Mercado Bitcoin para expansão em São Paulo

Cerveja, Bitcoin e NX Zero: fábrica paulista quer captar investimentos com tokens, fãs e consumidores
(Foto: Envato Elements)

A Tarantino Cervejaria, fábrica de cerveja independente de São Paulo, lançou uma rodada de captação tokenizada por meio do Mercado Bitcoin, permitindo que os consumidores se tornem investidores ativos na expansão da marca. Com o objetivo de levantar até R$ 4,5 milhões, e empresa tem investidores-chave como Caco Grandino e Fi Ricardo, da banda NX Zero, e Fábio Seixas, sócio-fundador do Festival Path, evento de criatividade e design da América Latina.

Tarantino Cervejaria: como funciona o modelo de crowdfunding tokenizado

“A ideia é oferecer oportunidade para que aqueles que apreciam cerveja se tornem parte ativa do investidores”, comenta Isaac Deutsch, sócio fundador da Tarantino, sobre o formato de investimento tokenizado da cervejaria.

O modelo de crowdfunding tokenizado inclui o primeiro ativo de Renda Variável Digital na indústria cervejeira. Esse modelo utiliza a tecnologia de blockchain para representar a participação dos investidores em forma de tokens digitais. Esses tokens funcionam como ativos que podem conceder direitos aos investidores, como parte dos lucros da empresa, e acesso a produtos ou serviços.

Esse tipo de crowdfunding permite que um número maior de pessoas participe do investimento. Já a tokenização proporciona maior segurança e transparência nas transações, já que todas as operações ficam registradas na blockchain, dificultando fraudes com a rastreabilidade.

Como é feita a captação?

A captação é gerida pelo MB Startups, com R$ 70 milhões em investimentos. “Lançamos a prateleira de produtos de Renda Variável Digital em março deste ano, reforçando que a Web3 pode ser utilizada nos mais variados cenários. A parceria com a Tarantino une a expertise do MB com o mercado cervejeiro no Brasil, considerado o terceiro maior do mundo. Essa novidade otimiza diversificação de carteira e desenvolvimento econômico nacional”, diz Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitcoin.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Com uma capacidade de produção de 40 mil litros por mês e potencial para chegar a 80 mil litros, a Tarantino quer encerrar 2027 com mais de 600 pontos de distribuição. A cervejaria está 280 bares e restaurantes de São Paulo, como D.O.M., Maní/Manioca, Figueira Rubaiyat e Le Jazz, além de redes de supermercados a exemplo de St. Marche e Superville. Atende mais de 2 mil clientes pela sua plataforma digital.

“Nosso diferencial reside na fusão de um produto artesanal com preços acessíveis e cultura urbana, sempre focando na proximidade com nossos consumidores. Essa captação nos permitirá ampliar nossa presença no mercado de São Paulo e fortalecer nossa conexão com os apreciadores de nossas cervejas”, afirma Luciano Consentino, também sócio da cervejaria.

Os participantes da captação receberão benefícios vitalícios conforme o nível de investimento. Com R$ 500, é possível obter descontos perpétuos em delivery e eventos, enquanto investimentos a partir de R$ 50 mil garantem maiores porcentagens de desconto e acesso a experiências como tours pela fábrica.

Anualmente, a Tarantino produz em torno de 10 rótulos em lata distribuídos no mercado.