

Em um cenário cada vez mais digital, onde a interconexão de serviços possibilita uma comunicação instantânea, criminosos têm explorado as vulnerabilidades tecnológicas para aplicar golpes sofisticados. Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os clientes bancários foram vítimas de diversos golpes, evidenciadas por milhares de reclamações ao longo de 2024.
Conforme a Agência Brasil, entre os golpes, os de clonagem do WhatsApp e falsas vendas figuram como os mais frequentes. Confira a seguir os 10 golpes mais aplicados no último ano:
1. Golpe do WhatsApp
Com cerca de 153 mil reclamações, o esquema mais denunciado envolve a clonagem do WhatsApp. Os golpistas fazem-se passar por atendentes de serviços ou instituições e solicitam o código de verificação enviado por SMS para registrar a conta em outro aparelho.
Para evitar cair nesse golpe, a recomendação dos especialistas é habilitar a “Verificação em duas etapas” no aplicativo, criando uma camada adicional de segurança. Essa medida dificulta a ação dos criminosos, que dependem do acesso ao código para completar o golpe.
2. Falsas vendas
Nesse golpe, páginas falsas que imitam e-commerces e perfis fraudulentos em redes sociais são criadas para oferecer promoções irresistíveis. Os golpistas enviam ofertas por meio de e-mails, SMS e WhatsApp com preços muito abaixo do mercado, atraindo vítimas desavisadas.
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Com cerca de 150 mil reclamações em 2024, a orientação é manter uma postura de cautela ao encontrar ofertas suspeitas, conferir se a promoção é verdadeira e preferir realizar compras em sites e lojas reconhecidas.
3. Falsa central bancária
Outro golpe, com a incidência de 105 mil reclamações, é o da falsa central ou do falso funcionário de banco. Os criminosos se passam por atendentes e alertam os clientes sobre problemas aparentes em suas contas, solicitando dados pessoais e financeiros para supostamente regularizar a situação.
A recomendação é clara: bancos não solicitam informações pessoais, senhas ou chaves de segurança por telefone, ou mensagens. Em caso de dúvidas, é fundamental desligar a chamada e entrar em contato pelos canais oficiais da instituição.
4. Phishing
Conhecido como “pescaria digital”, o phishing envolve o envio de links contaminados por e-mails, SMS ou mensagens que capturam dados da vítima. Ao clicar nestes links, os usuários podem ter seus dados capturados ou contaminar seus dispositivos com vírus.
Para se proteger do golpe que teve 33 mil reclamações em 2024, é essencial evitar clicar em links desconhecidos, desconfiar de mensagens não solicitadas e manter os antivírus atualizados.
5. Falso investimento
Com 31 mil reclamações, no golpe do falso investimento os golpistas criam sites e perfis em redes sociais que prometem retornos financeiros fora do comum para atrair investidores desavisados. As promessas de ganhos rápidos e elevados são, na realidade, armadilhas para colher dados pessoais e financeiros, ou induzir a perdas no investimento.
Especialistas aconselham cautela e a busca por informações verificadas sobre a empresa ou investidor antes de qualquer aporte financeiro.
6. Troca de cartão
Com 19 mil reclamações no ano de 2024, este golpe ocorre principalmente durante compras físicas. A fraude na troca de cartão ocorre durante o processo de devolução do mesmo, após uma compra.
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O golpista, muitas vezes atuando como vendedor, observa a digitação da senha na maquininha e realiza a substituição do cartão. Após a troca, utiliza o cartão para efetuar compras fraudulentas. A dica para evitar essa armadilha é estar sempre atento ao processo de conferência do cartão.
7. Envio de falso boleto
Com 13 mil reclamações, neste golpe, criminosos enviam boletos falsos, muitas vezes por e-mail ou SMS, confundindo os clientes. Ao efetuar o pagamento, o dinheiro é direcionado para contas dos golpistas.
A precaução recomendada é conferir sempre os dados do boleto, procurar o CNPJ da empresa emissora e, em caso de dúvida, consultar os canais oficiais da instituição ou prestador de serviços. Prefira copiar o código diretamente do site oficial da empresa ou usar apps confiáveis para escanear.
8. Devolução de empréstimo
Neste golpe, com 8 mil reclamações, a vítima é informada sobre uma suposta liberação de crédito ou empréstimo. Após a liberação, os golpistas entram em contato solicitando alguma taxa ou adiantamento para “regularizar” a situação e liberar o recurso.
A recomendação é nunca efetuar pagamentos para a liberação de empréstimos ou créditos sem a devida confirmação diretamente com o banco.
9. Mão fantasma
O golpe da mão fantasma teve no ano de 2024, cerca de 5 mil reclamações, e envolve a utilização fraudulenta de um cartão em transações presenciais. Durante o processo de compra, o golpista aproveita momentos de distração para se aproveitar da senha digitada e, assim, efetuar compras com o cartão da vítima.
Para mitigar os riscos, recomenda-se atenção redobrada durante o uso do cartão, seja em estabelecimentos ou na utilização de terminais de pagamento.
10. Falso motoboy
Por fim, o golpe do falso motoboy acontece quando um suposto entregador é contratado para a devolução de um objeto ou produto, mas, na verdade, o objetivo é coletar o cartão e os dados de segurança da vítima.
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Em 2024, houve cerca de 5 mil reclamações sobre este golpe. Para evitar este tipo de golpe é fundamental confirmar a identidade do entregador e, se possível, acompanhar pessoalmente a transação para garantir que a operação esteja ocorrendo de forma legítima.
Cai no golpe e agora?
A Febraban destaca que, em caso de suspeita de golpe, a recomendação é desligar o telefone e procurar o banco pelos canais oficiais. Denunciar o golpe às autoridades também ajuda a prevenir novas vítimas.
Colaborou: Renata Duque.