O 13º salário dos aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um abono concedido pelo governo federal muito aguardado pelos beneficiários. Em 2025, a concessão do benefício foi antecipado e pago em duas parcelas para os segurados da Previdência Social.
A antecipação para esse grupo foi oficializada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no decreto nº 12.425, publicado em abril deste ano no Diário da União.
Quando foi pago o 13º para os aposentados?
O Ministério da Previdência Social divulgou a tabela dos pagamentos no início de abril. Pelo cronograma, a primeira metade foi distribuída entre 24 de abril e 8 de maio. Já a segunda foi realizada entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
Segundo o Gov., a medida buscava ajudar os beneficiários a pagarem suas contas e compararem itens de necessidades básicas com mais tranquilidade.
Isso porque, conforme os dados da folha de fevereiro, cerca de 70,5% do total dos aposentados e pensionistas do INSS, o que corresponde a 28,68 milhões de pessoas, ganham até um salário-mínimo por mês (R$ 1.518).
Quais idosos ainda vão receber o abono em 2025?
Essa antecipação do 13º salário dos aposentados é concedida para segurados e aos dependentes da Previdência Social, conforme aponta o decreto. Assim, os idosos que se encaixarem nos seguintes grupos ainda podem receber o abono em 2025:
Idosos que trabalham no regime CLT: segundo a lei nº 4.090/1962, a 1ª parcela deve ser paga até 30 de novembro, já a 2ª parcela deve ser depositada até 20 de dezembro. Veja o que diz o texto:
“No mês de dezembro de cada ano, a todo empregado será paga, pelo empregador, uma gratificação salarial, independentemente da remuneração a que fizer jus.”
Idosos cuja aposentadoria não está ligada à Previdência Social: um exemplo desse caso são as aposentadorias do governo do estado, cujo prazo para o recebimento do abono pode ser antecipado ou ser distribuída até o final do ano.
O governo de Alagoas, por exemplo, definiu que o 13º dos servidores, aposentados e pensionistas será distribuído até dezembro de cada ano, com antecipação integral no mês de nascimento.
Idosos que aderiram ao INSS após maio de 2025: o valor do pagamento é calculado proporcionalmente ao tempo de contribuição.
Como se organizar com o dinheiro do 13º?
O recebimento do 13º salário pode fazer a diferença nas finanças de muitas pessoas. Por isso, se organizar para decidir o que fazer com esse dinheiro é fundamental. Veja algumas opções:
Analise e organize suas finanças: o valor recebido no 13º pode ajudar a arcar com certas despesas ao fim do mês. Faça uma lista dos seus principais gastos e veja como o abono pode aliviar seu o bolso.
Faça uma reserva: se tiver sobrado alguma quantia do valor recebido, aproveite o dinheiro para aumentar a sua reserva financeira. Investir o montante pode ser uma estratégia interessante, uma vez que existe a possibilidade de fazê-lo render.
Quitar dívidas: aproveitar o 13º salário para quitar dívidas também é uma opção. Acumulá-las pode, inclusive, colocar em risco a aposentadoria, dependendo do caso.