Publicidade

Radar da Imprensa

Essas 3 habilidades te farão ter mais sucesso no mercado de trabalho do futuro

A inteligência artificial transforma o mercado de trabalho; descubra como se manter relevante

Essas 3 habilidades te farão ter mais sucesso no mercado de trabalho do futuro
Pessoas com essas 3 habilidades terão mais sucesso no mercado de trabalho Foto: Adobe Stock

As transformações do mercado de trabalho impulsionadas pela inteligência artificial (IA) devem provocar um movimento de renovação nos próximos anos, eliminando e criando empregos em larga escala.

Segundo a CNBC, o impacto será profundo e exigirá profissionais mais preparados para lidar com novos desafios. Para se destacar nesse cenário, três habilidades se destacam como fundamentais para quem deseja se manter relevante: curiosidade, agilidade e adaptabilidade.

De acordo com Mark Cuban, investidor bilionário, a capacidade de se adaptar rapidamente a mudanças é fundamental para prosperar em um mundo cada vez mais automatizado.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Um relatório do LinkedIn, divulgado em fevereiro de 2024, destaca que a adaptabilidade é cada vez mais valorizada em diferentes setores. A demanda por profissionais que consigam se ajustar rapidamente decorre das transformações ocorridas no período pós-pandemia, como o avanço da IA, a popularização dos modelos de trabalho remoto e híbrido, e a convivência de cinco gerações no ambiente corporativo, cada uma com seus estilos de comunicação.

No entanto, a adaptabilidade ainda é uma característica escassa, observa Joseph Fuller, professor da Harvard Business School.

Para Barbara Pécherot, professora da Thunderbird School of Global Management, a curiosidade é o primeiro passo para a adaptabilidade. Ao explorar novos temas e buscar soluções criativas para problemas, os profissionais se tornam mais ágeis e capazes de enfrentar desafios complexos.

A agilidade, por sua vez, está relacionada à capacidade de absorver rapidamente novas informações e aplicá-las na prática. Pécherot sugere que as pessoas acompanhem suas atividades diárias para identificar oportunidades de melhoria e otimizar sua rotina.

Com um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, a combinação de curiosidade, agilidade e adaptabilidade se consolida como um diferencial competitivo. As empresas buscam profissionais resilientes e prontos para enfrentar mudanças, e aqueles que desenvolvem essas habilidades estarão mais bem posicionados para navegar pelos desafios da próxima década.

Publicidade

Colaborou: Gabrielly Bento.