Quem não foi incluído neste lote deve acessar o portal e-CAC. Imagem: Adobe Stock.
A Receita Federal disponibilizou, na última sexta-feira (22), a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2025. Contribuintes que enviaram suas declarações dentro do prazo já podem verificar se estão entre os beneficiados. O pagamento está agendado para o fim de agosto.
De acordo com a Agência Brasil, cerca de 1,9 milhão de pessoas terão direito à restituição neste lote, totalizando um repasse de aproximadamente R$ 2,92 bilhões. A maior parte desse montante será destinada a quem não possui prioridade legal, mas também haverá pagamentos para grupos com prioridade, como idosos, professores e pessoas com deficiência.
Como o dinheiro será dividido entre os beneficiários?
A distribuição dos valores foi detalhada pelo órgão: mais de 1,4 milhão de contribuintes sem prioridade entram neste lote. Além disso, o pagamento contempla 312 mil declarantes que usaram o modelo pré-preenchido ou indicaram chave Pix do tipo CPF. Também estão incluídos idosos entre 60 e 79 anos, pessoas com mais de 80 anos, contribuintes com doenças graves ou deficiência e professores cuja principal renda é do magistério.
As restituições foram organizadas da seguinte maneira:
1.454.509 contribuintes que não possuem prioridade;
312.915 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou escolheram receber via Pix;
72.434 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
22.841 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
13.515 contribuintes com mais de 80 anos;
7.821 contribuintes com deficiência física, mental ou portadores de doença grave.
Consulta pode ser feita on-line ou via aplicativo
Para verificar se o pagamento será feito neste lote, o contribuinte deve acessar o site oficial da Receita Federal e entrar na área “Meu Imposto de Renda”. Lá, basta selecionar “Consultar Restituição”.
A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita, disponível para Android e iOS, de forma rápida e gratuita.
Quem não foi incluído neste lote deve acessar o portal e-CAC para verificar se há pendências na declaração. Se necessário, é possível enviar uma versão retificadora e aguardar os próximos lotes.
Quando será o pagamento?
O crédito da restituição do Imposto de Renda 2025 será depositado no dia 29 de agosto, diretamente na conta bancária ou na chave Pix CPF informada na declaração. Caso o depósito não seja realizado por algum motivo, o valor ficará disponível no Banco do Brasil por até 12 meses.