Embora seja fundamental, a água ainda é tratada como se fosse um recurso inesgotável. No entanto, o consumo excessivo, as mudanças climáticas e as intervenções no meio ambiente, somados aos altos custos das contas de luz trazem sérias preocupações sobre sua disponibilidade futura.
Leia também
Pensando nisso, confira abaixo 8 maneiras práticas para economizar água a fim de preservar o recurso natural e reduzir o valor da sua conta mensal:
- Reduza o tempo no banho: Conforme nota da prefeitura municipal de Campos Novos Paulista, um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. O ideal é reduzir esse tempo para 5 minutos assim economizando cerca de 90 litros.
- Desligue a torneira ao escovar os dentes: Escovar os dentes com a torneira aberta pode gastar 12 litros de água. Fechar a torneira sempre que não estiver usando evita desperdício.
- Ensaboe toda a louça de uma vez: Antes de lavar, retire restos de comida e ensaboe tudo com a torneira fechada. Uma outra estratégia é começar com os utensílios menos engordurados para evitar que a gordura se espalhe.
- Limite o uso da máquina de lavar: O consumo de uma máquina de cinco litros é de 135 litros a cada uso. Utilizar a máquina sempre cheia e em ciclos completos evita o gasto. Além disso, usar este eletrodoméstico em modo econômico, pode ajudar a economizar até 30% de água e energia.
- Reaproveite a água da máquina de lavar: Conforme dica dada pela Embasa, a água da máquina, em muitos casos, pode ser usada para lavar pisos ou calçadas e até regar plantas.
- Evite lavar calçadas com mangueira: Lavar calçadas com mangueira pode gastar até 120 litros de água. Prefira usar baldes e varrer a calçada antes de qualquer lavagem.
- Fique atento a vazamentos: Vazamentos e goteiras são grandes vilões do desperdício. Verifique se há sinais como bolhas na pintura, manchas e mofo. Um conserto rápido evita desperdício e surpresas na conta.
- Feche bem as torneiras: Uma torneira vazando pode desperdiçar até 40 litros de água por dia. Ter atenção ao fechar e se detectar um problema, é fundamental realizar a troca ou o conserto.
- Lave o carro com baldes: Ao lavar o carro, evite mangueiras e prefira baldes. Uma alternativa é a ecolavagem, que utiliza menos de um litro de água com o auxílio de panos de microfibra e um borrifador.
Garantir que todos tenham acesso à água de qualidade é um dos principais desafios no Brasil. Pequenas mudanças de hábito podem fazer uma grande diferença na economia de água e na redução do valor da conta.
Colaborou: Renata Duque.
Publicidade