Com as mudanças estabelecidas pela reforma da Previdência promulgada em 2019, é essencial entender como calcular sua aposentadoria, especialmente se você está próximo de se beneficiar.
Leia também
A cada ano, as regras de transição para concessão de aposentadorias são ajustadas, impactando milhões de trabalhadores brasileiros. Confira o que mudou e como você pode simular sua aposentadoria em 2025.
Regras de transição atualizadas
Conforme aponta o portal Agência Brasil, as regras de transição da reforma previdenciária trouxeram mudanças em dois pontos principais: aposentadoria por tempo de contribuição e aposentadoria por idade.
- Aposentadoria por tempo de contribuição: a soma da idade e do tempo de contribuição agora exige 92 pontos para mulheres e 102 pontos para homens. Servidores públicos seguem a mesma regra de pontuação, mas precisam atender requisitos adicionais, como 20 anos de serviço público e 5 anos no cargo. Para quem possui longo tempo de contribuição, a idade mínima subiu para 59 anos (mulheres) e 64 anos (homens), com acréscimos anuais de seis meses até 2031.
- Aposentadoria de professores: professores têm uma regra específica. Em 2025, a idade mínima para mulheres será de 54 anos, enquanto para homens, será de 59 anos. O tempo de contribuição exigido é de 25 anos para mulheres e 30 anos para homens.
- Aposentadoria por idade: a idade mínima permanece em 65 anos para homens e chegou a 62 anos para mulheres em 2023, com um tempo mínimo de contribuição de 15 anos.
Regras que permanecem inalteradas
A regra do pedágio de 100% para o setor privado não sofrerá alterações. Quem já cumpriu o requisito de idade e tempo de contribuição pode solicitar o benefício. No setor público, porém, além do pedágio, será necessário atender outros critérios, como 20 anos no serviço público.
Como simular sua aposentadoria em 2025
A tecnologia simplificou o acesso a informações sobre a aposentadoria. É possível simular o benefício diretamente pelo site ou aplicativo Meu INSS.
Pelo computador:
- Acesse o site meu.inss.gov.br e entre com seu CPF e senha;
- No menu “Serviços”, clique em “Simular Aposentadoria”;
- Confira as informações exibidas, como tempo de contribuição, idade e quanto ainda falta para se aposentar;
- Caso queira salvar os dados, clique em “Baixar PDF”.
Pelo celular:
- Baixe o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
- Faça login com seu CPF e senha;
- No menu lateral, selecione “Simular Aposentadoria”;
- Confira as informações exibidas e, se necessário, ajuste dados pessoais no ícone de lápis;
- Salve o documento em PDF, se preferir.
Com as constantes mudanças nas regras previdenciárias, manter-se informado é essencial para planejar sua aposentadoria com segurança. O simulador do INSS é uma ferramenta prática e acessível para entender como as novas regras impactam diretamente seu benefício.
Colaborou: Lillia Soares.
Publicidade