Publicidade

Radar da Imprensa

Quais são as principais modalidades de aposentadoria?

Principal benefício previdenciário oferecidos no Brasil, concedido aos trabalhadores

Quais são as principais modalidades de aposentadoria?
Aposentadoria principais modalidades. Foto: Adobe Stock

A aposentadoria é um dos principais benefícios previdenciários oferecidos no Brasil. Concedida quando o trabalhador cumpre os requisitos legais.

O benefício pode ser solicitado voluntariamente pelo servidor ou concedido em caso de incapacidade permanente para o trabalho, aposentadoria compulsória, especial para pessoas com deficiência e por exposição a agentes nocivos à saúde.

Confira os tipos de aposentadoria:

  • Aposentadoria por Idade

A aposentadoria por idade é uma das modalidades mais tradicionais de aposentadoria no Brasil, tendo passado por significativas alterações com a Reforma da Previdência de 2019. Com as novas regras, essas idades passam a ser aumentadas progressivamente.

Para o ano de 2024, por exemplo, a idade mínima para aposentadoria será de 58 anos e 6 meses para as mulheres e 63 anos e 6 meses para os homens. Essa idade mínima continuará a aumentar gradualmente até atingir 62 anos para as mulheres em 2031 e 65 anos para os homens em 2027.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Segundo matéria do E-Investidor, além da idade mínima, é necessário cumprir o tempo mínimo de contribuição de 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.

  • Aposentadoria por tempo de serviço

A aposentadoria por tempo de serviço é uma modalidade específica que permite ao trabalhador se aposentar com base no tempo de contribuição ao INSS, sendo de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres. Esse benefício foi preservado, mesmo após as mudanças trazidas pela Reforma da Previdência.

Para aqueles que não atingiram o tempo total necessário de contribuição até a data em que a reforma entrou em vigor, o INSS realizará uma análise para aplicar a regra de transição mais vantajosa.

Conforme o site oficial do Governo, essas regras de transição foram criadas justamente para assegurar que trabalhadores próximos de se aposentar antes da reforma não fossem abruptamente impactados pelas novas exigências.

  • Aposentadoria por incapacidade permanente

A aposentadoria por incapacidade permanente, anteriormente conhecida como aposentadoria por invalidez, é um benefício previdenciário concedido à pessoa que, por motivo de doença ou acidente, se torna incapaz de realizar qualquer trabalho ou sua atividade habitual de forma definitiva.

  • Aposentadoria especial

A aposentadoria especial é um benefício concedido aos trabalhadores que atuam em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física, reconhecendo o desgaste adicional que essas atividades impõem.

Para ter direito a essa modalidade de aposentadoria, é necessário que o trabalhador tenha completado 55 anos e comprove a exposição a agentes nocivos por, no mínimo, 15 anos.

Publicidade

As atividades que se enquadram nessa categoria incluem trabalhos em mineração subterrânea, exposição a substâncias químicas perigosas, contato direto com amianto ou outras fibras nocivas, exposição a altas voltagens elétricas e até funções na área de vigilância, armada ou não.

Como solicitar a aposentadoria?

A solicitação da aposentadoria pode ser feita tanto presencialmente em uma agência do INSS quanto pela internet, através do site ou aplicativo “Meu INSS”. É possível também agendar pelo telefone 135.

Colaborou: Renata Duque.