Com a aproximação do final do ano, muitos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) relembra do recebimento do 13º salário, um benefício que proporciona um alívio financeiro significativo.
Leia também
Em 2024, os aposentados receberam a gratificação natalina em parcelas antecipadas, com o pagamento realizado entre maio e junho, dependendo do número final do benefício e do valor recebido. Ao todo, 33,6 milhões de beneficiários da Previdência Social foram contemplados com essa antecipação, sendo pago cerca de R$ 33,6 bilhões.
Enquanto os trabalhadores com contrato CLT aguardam o pagamento, que pode ser feito em uma ou duas parcelas, conforme a legislação vigente.
Como consultar o pagamento do 13º salário?
Para aqueles que desejam confirmar o recebimento ou consultar mais informações, há algumas formas práticas de fazer isso:
- Aplicativo Meu INSS: disponível para smartphones Android e iOS, o segurado pode acessar o extrato de pagamento diretamente no aplicativo;
- Site Meu INSS: no portal, é possível acessar todas as informações relacionadas ao benefício, incluindo a consulta do número do cartão;
- Central Telefônica 135: outra opção é ligar para a central do INSS, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Quando foi o pagamento do 13º salário?
Os depósitos da primeira parcela do benefício começaram a ser feitos no dia 24 de abril e foram finalizados no dia 8 de maio.
Publicidade
Já a segunda parcela foi paga entre o final de maio e o início de junho, seguindo a mesma lógica de escalonamento com base no dígito final do benefício.
Confira o calendário do pagamento do 13º salário
De acordo com a Agência Brasil, os segurados que recebem até um salário mínimo, R$ 1.412, estão aptos para receber o benefício do 13º salário.
Colaborou: Renata Duque.