• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Radar da Imprensa

Precisa de atendimento no INSS? Confira os canais disponíveis para dúvidas e serviços

Instituto aposta em plataforma online e central telefônica para facilitar acesso a benefícios, reduzir filas e tornar o atendimento mais ágil e acessível

Por Jéssica Anjos

02/05/2025 | 13:17 Atualização: 02/05/2025 | 13:17

Precisa de atendimento no INSS? Confira os canais disponíveis para dúvidas e serviços
Foto: Adobe Stock
Precisa de atendimento no INSS? Confira os canais disponíveis para dúvidas e serviços Foto: Adobe Stock

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), responsável pela concessão de aposentadorias e demais benefícios previdenciários aos trabalhadores brasileiros, têm apostado cada vez mais na modernização de seus canais de atendimento. A iniciativa visa oferecer mais comodidade ao cidadão e reduzir a necessidade de deslocamentos até as agências físicas.

Leia mais:
  • “Mortos-vivos do INSS”: por que beneficiários são apontados como falecidos?
  • 10 documentos que valem para a prova de vida do INSS
  • 10 maneiras simples de realizar a prova de vida do INSS em 2025
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Veja como entrar em contato com o instituto por meio dos telefones e demais formas de atendimento disponíveis, seja para esclarecer questões, fazer reclamações ou deixar um elogio:

Central telefônica segue como principal porta de entrada

Para quem prefere resolver pendências por telefone, a linha 135 continua sendo o canal oficial. O serviço opera de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília), e permite o agendamento de perícias médicas, solicitação de benefícios, obtenção de certidões e até envio de manifestações à ouvidoria. Fora desse horário, o atendimento eletrônico continua disponível, funcionando 24 horas por dia.

A ligação pode ser feita tanto de telefones fixos, gratuitamente, quanto de celulares, com custo de chamada local. Para facilitar o atendimento, o sistema oferece um menu com opções que vão desde a consulta de perícias até o encaminhamento direto para um atendente — nesse caso, basta digitar “0”.

Plataforma Meu INSS

A digitalização de serviços também ganhou força com o Meu INSS, plataforma que pode ser acessada via site ou aplicativo móvel. Com uma interface integrada ao sistema gov.br, o segurado pode consultar o andamento de solicitações, fazer requerimentos, atualizar dados, emitir documentos e até enviar arquivos complementares sem sair de casa.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

O sistema ainda conta com atendimento via chat, recurso que funciona como alternativa ao telefone e permite esclarecer dúvidas em tempo real, tudo sem enfrentar filas ou esperar em linha.

Existe ouvidoria do INSS?

Para os usuários que desejam enviar reclamações, sugestões ou denúncias, o INSS oferece um canal específico de ouvidoria, que pode ser acessado pela opção 4 no telefone 135 ou pela plataforma Fala.BR, do Governo Federal. O objetivo é aumentar a transparência e a qualidade do serviço público prestado.

Importante destacar que o INSS utiliza o número 280-41 para encaminhar mensagens SMS com atualizações sobre pedidos e processos. Essas comunicações não incluem links ou pedidos de informações sensíveis.

Ao menor sinal de dúvida, a recomendação é entrar em contato com a Central 135 para conferir a veracidade da mensagem.

Atendimento presencial continua?

Apesar de muitos serviços estarem disponíveis on-line ou por telefone, algumas situações ainda exigem atendimento presencial. Casos como aposentadoria especial ou perícias médicas precisam ser agendados previamente para que o cidadão seja atendido na unidade do INSS mais próxima.

Alguns serviços, no entanto, podem ser resolvidos presencialmente sem agendamento antecipado, como o cálculo de contribuições em atraso, inscrições na Previdência e consulta de status de benefícios.

Quem pode utilizar os serviços?

Os canais de atendimento do INSS estão disponíveis para todos os contribuintes, incluindo trabalhadores com carteira assinada, microempreendedores individuais (MEI) e autônomos. Para obter atendimento, é necessário fornecer dados como CPF, data de nascimento, número do benefício e, quando aplicável, CNPJ ou CPF do empregador.

Publicidade

Colaborou: Gabrielly Bento.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Atendimento
  • INSS
  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Cotações
01/08/2025 9h37 (delay 15min)
Câmbio
01/08/2025 9h37 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    Veja como funciona a taxa de Donald Trump e por que ela afeta as empresas da Bolsa

  • 3

    A visão do mercado americano sobre o tarifaço ao Brasil, segundo gestores no exterior

  • 4

    Como sacar o lucro do FGTS? Veja o passo a passo completo

  • 5

    Como ficam os seus investimentos com a manutenção da taxa Selic em 15%

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o 3 motivos pouco conhecidos que podem cancelar seu BPC; saiba mais
Logo E-Investidor
3 motivos pouco conhecidos que podem cancelar seu BPC; saiba mais
Imagem principal sobre o IPI zero: veja quais marcas oferecem carros com descontos em 2025
Logo E-Investidor
IPI zero: veja quais marcas oferecem carros com descontos em 2025
Imagem principal sobre o 4 carreiras que devem bombar no mercado financeiro em 2025
Logo E-Investidor
4 carreiras que devem bombar no mercado financeiro em 2025
Imagem principal sobre o Não recebeu a restituição do 3º lote do IR? Veja o que pode estar errado
Logo E-Investidor
Não recebeu a restituição do 3º lote do IR? Veja o que pode estar errado
Imagem principal sobre o Por que a conta de luz vai ficar ainda mais cara em agosto? Entenda a decisão da Aneel
Logo E-Investidor
Por que a conta de luz vai ficar ainda mais cara em agosto? Entenda a decisão da Aneel
Imagem principal sobre o Autor de 'Psicologia Financeira' compartilha três dicas valiosas em entrevista exclusiva ao E-investidor
Logo E-Investidor
Autor de 'Psicologia Financeira' compartilha três dicas valiosas em entrevista exclusiva ao E-investidor
Imagem principal sobre o 5 pontos para entender recuo de Trump no tarifaço contra o Brasil, que começa dia 6
Logo E-Investidor
5 pontos para entender recuo de Trump no tarifaço contra o Brasil, que começa dia 6
Imagem principal sobre o Quanto dinheiro você teria agora se tivesse investido US$ 1.000 na Apple há 10 anos?
Logo E-Investidor
Quanto dinheiro você teria agora se tivesse investido US$ 1.000 na Apple há 10 anos?
Últimas: Radar da Imprensa
Dia dos Pais: 5 apps de cashback e descontos para economizar na compra do presente
Radar da Imprensa
Dia dos Pais: 5 apps de cashback e descontos para economizar na compra do presente

Presenteie no Dia dos Pais com economia: use apps de cashback e cupons para gastar menos

31/07/2025 | 17h01 | Por Jéssica Anjos
6 enfeites de Natal raros que podem valer uma verdadeira fortuna
Radar da Imprensa
6 enfeites de Natal raros que podem valer uma verdadeira fortuna

Descubra objetos de Natal colecionáveis que podem transformar suas lembranças em dinheiro

31/07/2025 | 16h58 | Por Jéssica Anjos
Não recebeu a restituição do 3º lote do IR? Veja o que pode estar errado
Radar da Imprensa
Não recebeu a restituição do 3º lote do IR? Veja o que pode estar errado

Valor não caiu no 3º lote da restituição? Veja causas comuns e como resolver a situação

31/07/2025 | 16h33 | Por Jéssica Anjos
Está se endividando para não decepcionar? Veja custa dizer “sim” só para manter uma amizade
Radar da Imprensa
Está se endividando para não decepcionar? Veja custa dizer “sim” só para manter uma amizade

Pressões sociais podem custar mais do que parece

31/07/2025 | 16h26 | Por Jéssica Anjos
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador