Além do app Gás do Povo, o vale poderá ser apresentado em versão impressa. Imagem: Adobe Stock.
O Governo Federal anunciou a criação do Gás do Povo, um novo projeto social voltado para garantir acesso gratuito ao gás de cozinha às famílias em situação de vulnerabilidade. Essa iniciativa representa uma reformulação do atual Auxílio Gás, que será gradualmente substituído.
Durante esse processo de transição, os beneficiários atuais do Auxílio Gás continuarão recebendo o auxílio financeiro até que o novo sistema esteja plenamente implementado, de acordo com nota do governo federal.
A previsão é que o programa Gás do Povo entre em operação a partir de novembro de 2025, substituindo aos poucos a versão anterior. A mudança tem como objetivo tornar o processo mais eficiente, evitando fraudes e garantindo que o gás chegue realmente a quem mais precisa.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Ministério do Desenvolvimento Social
MDS (@mdsgovbr)
Quem terá direito ao Gás do Povo?
A elegibilidade ao novo benefício será baseada na inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), com foco em famílias cuja renda per capita seja de até meio salário mínimo (R$ 759). Haverá prioridade para os inscritos no Bolsa Família, visando alcançar os lares em maior situação de vulnerabilidade social e econômica.
Como funciona a entrega do gás
Diferente do modelo atual, o Gás do Povo não fará transferências em dinheiro. O beneficiário retirará o botijão de gás gratuitamente nos pontos credenciados, mediante apresentação de um vale eletrônico acessível via aplicativo oficial ou por outros meios de identificação fornecidos pelo governo.
Além do app Gás do Povo, o vale poderá ser apresentado em versão impressa, retirada nas agências da Caixa ou lotéricas, ou até mesmo por meio do cartão do Bolsa Família. O governo estima distribuir 65 milhões de botijões por ano, com investimento de R$ 3,57 bilhões previstos para 2025.
A substituição do pagamento em dinheiro pela entrega direta do botijão no programa Gás do Povo, busca aumentar a transparência e garantir que o benefício seja usado corretamente.