Sempre que um feriado se aproxima, surge a dúvida entre consumidores e trabalhadores: quais serviços estarão em funcionamento e quais permanecerão fechados?
Publicidade
Sempre que um feriado se aproxima, surge a dúvida entre consumidores e trabalhadores: quais serviços estarão em funcionamento e quais permanecerão fechados?
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Na última quinta-feira, 20 de novembro, foi celebrado o Dia da Consciência Negra, marcando o último feriado nacional antes do Natal. E, com a proximidade do pós-feriado, também é comum surgirem dúvidas sobre o funcionamento dos serviços nesta sexta-feira (21), especialmente em relação à possível emenda.
Com a folga prolongada, muitas empresas decidiram emendar o feriado, retomando as atividades normalmente apenas na segunda-feira seguinte. Mas e os bancos, como ficam?
Sim. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o atendimento presencial nas agências bancárias será retomado normalmente nesta sexta-feira, 21 de novembro, exceto em municípios ou estados que tenham decretado feriados locais na mesma data.
Publicidade
Mesmo com o retorno do expediente físico, os clientes seguem podendo utilizar os canais digitais para pagamentos, consultas, transferências, emissão de boletos e outras operações, sem depender exclusivamente do atendimento presencial. Caixas eletrônicos e totens de autoatendimento também permanecem disponíveis.
Ainda de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não funcionaram na quinta-feira (20). Mesmo assim, os clientes puderam contar com os canais digitais das instituições financeiras, como aplicativos, internet banking e caixas eletrônicos, para realizar pagamentos, transferências e outras operações essenciais.
Em algumas localidades, salas de autoatendimento permaneceram abertas, conforme decisão de cada instituição. Vale lembrar que, durante o feriado, compensações bancárias tradicionais, como TED e DOC, não são processadas, sendo efetivadas apenas no próximo dia útil.
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Governo de Alagoas (@governodealagoas)
Já o PIX continuou funcionando normalmente, permitindo transferências instantâneas 24 horas por dia.
A disponibilização dos canais digitais permite que clientes realizem pagamentos, agendamentos de transferências e consultas sem depender do horário de funcionamento das agências, o que ajuda a manter a rotina financeira mesmo durante o pós-feriado.
Publicidade
Colaborou: Giovana Sedano.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador