Saiba como ficam os atendimentos presenciais nesta época do ano. (Foto: Adobe Stock)
No período de festas, o funcionamento dos bancos muda e pode causar dúvidas entre clientes. Entre o Natal e o Ano Novo, é comum que as pessoas precisem pagar contas, fazer transferências ou organizar as finanças. Por isso, conhecer o calendário bancário ajuda a evitar possíveis atrasos.
Durante esses feriados, as compensações bancárias não funcionam. Isso significa que serviços como TED, pagamento de boletos e compensação de cheques não são processados. Essas operações ficam pendentes e só serão concluídas no próximo dia útil bancário.
Pix e serviços digitais continuam funcionando?
Mesmo com as agências fechadas, os canais digitais seguem disponíveis. O Pix funciona normalmente, 24 horas por dia, inclusive em feriados, permitindo pagamentos e transferências instantâneas, de acordo com a Agência Brasil.
Aplicativos bancários, internet banking e caixas eletrônicos também podem ser usados para consultas, saques, pagamentos via Pix e agendamentos.
Retorno do atendimento após o Ano Novo
No dia 02 de janeiro de 2026, os bancos voltam a funcionar normalmente para atendimento presencial, desde que não haja feriado municipal. A partir dessa data, as compensações bancárias são retomadas e todas as operações pendentes começam a ser processadas.
Atenção aos prazos de contas e impostos
Segundo a Agência Brasil, as despesas essenciais que tiverem vencimento em 25 de dezembro, 31 de dezembro ou 01 de janeiro poderão ser quitadas no primeiro dia útil seguinte, sem qualquer acréscimo.
Em contrapartida, taxas, impostos e demais tributos não seguem essa flexibilidade: quando a data de vencimento coincide com feriados ou dias sem compensação bancária, o pagamento precisa ser feito antes.