Em meio a um cenário econômico de incertezas e alta nos juros, a BB Investimentos divulgou sua carteira recomendada de fundos imobiliários (FIIs) para o mês de novembro. Após um outubro conturbado – mês que registrou o pior desempenho histórico do Índice de Fundos Imobiliários (Ifix), com desvalorização acumulada de 3,06% – a instituição mantém uma visão cautelosa para a alocação em FIIs, com recomendação de manutenção para seus principais ativos.
Leia também
Segundo esta reportagem do E-Investidor, o desempenho negativo do Ifix em outubro reflete a resposta do mercado às recentes mudanças na política de juros. Em setembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou a Selic para 10,75% ao ano, e o mercado prevê uma nova alta, para 11,75% até o final de 2024, segundo o boletim Focus. Essa elevação da taxa básica de juros reduz a atratividade dos FIIs, levando os investidores a buscarem alternativas mais conservadoras, como os títulos do Tesouro Direto.
“Com essa leitura, naturalmente o investidor acaba por procurar outras alternativas de investimento (como os títulos do Tesouro Direto) em detrimento aos fundos imobiliários”, afirmou Wellington Lourenço, analista da Ágora Investimentos.
Publicidade
Além das questões internas, o mercado brasileiro sente os impactos do cenário internacional, com investidores reagindo à piora do conflito no Oriente Médio, aumento no preço das commodities, e a disputa acirrada que foi as eleições presidenciais dos Estados Unidos, fatores que têm contribuído para uma alta histórico do dólar. Paralelamente, os estímulos econômicos anunciados pela China geram volatilidade adicional.
Diante desse cenário de incertezas e volatilidade, a EQI Research mantém uma postura conservadora para FIIs, recomendando uma alocação majoritária em fundos de papel, menos suscetíveis a oscilações do mercado.
A estratégia visa capturar um retorno mais robusto com ativos que preservem o portfólio contra as instabilidades, especialmente aqueles indexados ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI).
A BB Investimentos, por sua vez, decidiu manter inalterada a composição de sua Carteira de Renda para FIIs em novembro. Confira os fundos recomendados:
- RZTR11 – Riza Terrax
- XPSF11 – Seleção XP
- TRXF11 – TRX Imóveis
- CVBI11 – VBI IRC
- VGIP11 – Valora CRI Índice de Preços
- VGIR11 – Valora CRI CDI
- VRTA11 – Fator Verita FII
- XPCI11 – XP Crédito Imobiliário
Colaborou: Gabrielly Bento.