Nesta segunda-feira (24), foi publicada a análise da Glassnode que diz que investidores com mais de 10.000 bitcoins, cerca de R$ 1,4 milhão, estão enviando suas moedas para corretoras, sendo assim, o mercado está pressionado.
Em contrapartida, as Baleias que possuem números entre 1.000 e 10.000 bitcoin estão comprando. Outros investidores menores estão neutros, aqueles com um portfólio entre 100 e 1.000 bitcoin.
“Também podemos identificar que muitas dessas baleias ativas são classificadas como Holders de Curto Prazo, com atividade notável em torno de picos/depressões do mercado local”, diz o relatório.
Publicidade
Entre os meses de maio e junho, as maiores baleias estavam comprando, já o restante do mercado estava vendendo. Sendo assim, os meses de maio e junho tiveram perda de 7% e ganho de 12%.
A Binance foi o destino de cerca de 82% dessas baleias. Em contrapartida, a corretora Coinbase teve o resultado de 6,8%. Todas as corretoras juntas têm a marca de 11,2% de moedas depositadas.
Em nota, a Glassnode disse: “Isso significa que quase 34% dos depósitos de baleias durante o rali de julho foram enviadas para a Binance, com um aumento extraordinário no domínio da Binance nos últimos 12 meses”.
A Glassnode ainda reforça que os investidores de curto prazo voltaram a dominar o mercado. Essa mudança só ocorreu por um equilíbrio de cinco anos, entre os anos de 2018 e 2023, quando o percentual era de 55% e 65%.
Publicidade
“A dominância dos holders de curto prazo sobre depósitos para corretoras explodiu para 82%”, notou a análise. “Com isso, podemos estabelecer que grande parte da recente atividade de trading está sendo impulsionada por baleias ativas no mercado em 2023″.
Colaborou: Tamyres Sbrile.