

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) bloqueou temporariamente todos os novos descontos de empréstimo consignado nos benefícios pagos a aposentados, pensionistas e demais segurados.
Publicidade
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) bloqueou temporariamente todos os novos descontos de empréstimo consignado nos benefícios pagos a aposentados, pensionistas e demais segurados.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Conforme matéria do E-Investidor, a decisão irá afetar todos os beneficiários independentemente da data de concessão do benefício. A medida foi determinada pelo novo presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, por meio de despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com o documento, o bloqueio pode ser revertido pelos próprios segurados, desde que solicitem o desbloqueio nos canais oficiais do INSS.
Publicidade
Esta decisão ocorre em meio à revelação de um esquema bilionário de fraudes, descoberto durante a “Operação Sem Desconto”, que já identificou mais de 4 milhões de vítimas com descontos indevidos em seus benefícios entre 2019 e 2024.
Segundo a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), o prejuízo pode ultrapassar R$ 6,3 bilhões, e atinge principalmente aposentados de baixa renda.
As investigações apontam que entidades firmaram parcerias fraudulentas com o INSS para realizar descontos mensais — em média, de R$ 81,57 por beneficiário — sem autorização. As autorizações eram forjadas com assinaturas falsas, e os documentos utilizados para justificar os descontos eram ilegítimos.
Segundo levantamento da CGU, 97,6% dos entrevistados disseram nunca ter autorizado descontos, e 95,9% afirmaram jamais ter se associado às entidades que cobravam as mensalidades.
Além disso, 72% das organizações conveniadas não apresentaram a documentação mínima exigida pelo INSS.
Publicidade
A operação mobilizou agentes em 32 cidades de 13 estados e no Distrito Federal, com o cumprimento de 211 mandados de busca e apreensão. Conforme o E-Investidor, seis pessoas foram presas, entre elas um lobista apelidado de “Careca do INSS”, apontado como um dos líderes do esquema.
Se identificar alguma cobrança por associações, clubes ou entidades que você não reconhece, é provável que tenha sido vítima da fraude.
Caso seja uma das vítimas da fraude, é possível pedir a exclusão da mensalidade pelo telefone da Central 135, atendimento presencial em uma agência do INSS ou por meio do site do Meu INSS. Confira passo a passo para solicitar o cancelamento:
O Governo Federal está elaborando um plano para devolver os valores descontados de forma fraudulenta. No entanto, ainda não há data definida para o início dos reembolsos.
Conforme matéria do E-Investidor, o presidente do INSS, o ressarcimento será feito diretamente no benefício previdenciário, por meio de folha suplementar, ou seja, um pagamento adicional para corrigir os valores descontados de forma indevida.
Colaborou: Renata Duque.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador