Como ficou o atendimento bancário durante o Carnaval?
Conforme orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições financeiras não abriram para atendimento presencial na segunda-feira (3) e essa medida continua nesta terça-feira de Carnaval (4). Durante esses dias, os serviços bancários presenciais estarão suspensos em todas as agências do país.
Já na quarta-feira (5), os bancos retomarão as atividades, mas com horários diferenciados. O expediente será normalizado gradualmente, e cada agência poderá operar em períodos distintos, conforme a regulamentação própria de cada instituição.
Quais as alternativas para realizar pagamentos?
Mesmo com as agências fechadas, a população pode utilizar os canais digitais para realizar transações financeiras. Aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, serviços por telefone e correspondentes bancários estarão disponíveis para consultas e operações como transferências, pagamentos e agendamentos.
Os boletos de contas essenciais, como água, luz e telefone, com vencimento nos dias 3 e 4 de março poderão ser quitados sem juros ou multa no próximo dia útil. Os tributos geralmente já são ajustados ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.
Outra alternativa é programar pagamentos antecipadamente ou utilizar o débito automático para evitar atrasos. Para quem utiliza o Débito Direto Autorizado (DDA), os boletos bancários cadastrados poderão ser pagos normalmente pelos meios eletrônicos disponíveis.
Portanto, apesar da pausa no atendimento presencial durante o Carnaval, os clientes ainda poderão acessar diversos serviços por meio das plataformas digitais oferecidas pelos bancos. Fique atento ao cronograma da sua instituição financeira para evitar contratempos.
Colaborou: Gabrielly Bento.