É possível realizar o recadastramento da senha por telefone. (Foto: Adobe Stock)
O Bolsa Família é o principal programa de transferência de renda e combate à fome do Brasil. As famílias contempladas recebem um cartão emitido pela Caixa Econômica Federal, que facilita o saque mensal do valor. Para desbloquear o cartão ou recuperar a senha esquecida, é fundamental seguir algumas etapas simples definidas pelo programa.
O cartão chega pelos Correios no endereço informado no Cadastro Único (CadÚnico) no nome do responsável familiar, conforme o portal de serviços do Governo Federal.
Recupere a senha do cartão por telefone
Segundo a Caixa, é possível fazer o cadastramento ou recadastramento da senha do Cartão Bolsa Família por meio do Atendimento Caixa ao Cidadão:
Ligue para o número 111;
Digite no seu celular o número 5, referente ao Cartão Bolsa Família;
Sem apagar o dígito 5, digite 2, que corresponde a “Desbloqueio do cartão social, cadastramento ou recadastramento de senha”;
Será requerido os números de alguns documentos, por isso, tenha disponível o seu NIS, carteira de identidade e CPF.
O cadastramento ou recadastramento de senha por telefone não é completo, ou seja, após as etapas acima, ainda é preciso comparecer à lotérica mais próxima com um documento de identificação para finalizar o processo.
Com a nova senha cadastrada, será possível realizar o saque do Bolsa Família usando o cartão nos caixas eletrônicos da Caixa, correspondentes Caixa Aqui e casas lotéricas.
Em caso de perda do Cartão Bolsa Família
Atualmente, o Bolsa Família não emite uma 2ª via do cartão. Contudo, em caso de perda ou roubo do cartão, existem outras formas de sacar o dinheiro. De acordo com a Caixa, há como realizar o saque utilizando o App CAIXA Tem ou em uma agência da Caixa:
APP CAIXA Tem: o saque pode ser feito utilizando um token gerado no aplicativo;
Agência CAIXA: deve-se apresentar o documento de identificação oficial e informar que precisa fazer o saque do benefício sem o cartão.