Publicidade

Radar da Imprensa

Cartão de estacionamento para idoso: familiares podem solicitar benefício?

Descubra quem tem direito ao benefício como familiares

Cartão de estacionamento para idoso: familiares podem solicitar benefício?
Cartão de estacionamento para idoso. Foto: Adobe Stock

Conforme estabelecido pelo Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), a partir dos 60 anos, idosos têm o direito de estacionar em vagas prioritárias devidamente sinalizadas em estacionamentos públicos e privados, desde que possuam o cartão de estacionamento para Idoso. Referente ao tema, uma dúvida frequente entre os familiares é se eles podem solicitar o benefício em nome do idoso?

De acordo com o Poupatempo, qualquer pessoa com 60 anos ou mais pode requisitar o benefício, sendo que o idoso não precisa, necessariamente, ser o condutor do veículo. Isso significa que o cartão é válido para qualquer carro no qual o idoso esteja sendo transportado, sendo ele motorista ou passageiro. Ou seja, sim, familiares podem fazer a solicitação gratuitamente.

Caso um familiar ou responsável deseje realizar o pedido em nome do idoso, será necessário providenciar uma procuração, que pode ser pública ou particular, com reconhecimento de firma, emitida nos últimos três meses. Confira a documentação necessária para o pedido:

  • RG do idoso e do requerente;
  • CPF do idoso e do requerente;
  • Comprovante de residência atualizado do idoso e do requerente;
  • Procuração pública ou particular.

O benefício é gratuito e válido em todo o território nacional e deve ser utilizado nas vagas especiais em vias públicas, shoppings, supermercados, hospitais e outros estabelecimentos privados de uso coletivo.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Recentemente um novo formato do cartão de estacionamento foi divulgado, com a nova versão digital a vinculação do documento do condutor poderá ser feito com veículos de terceiros, permitindo o uso da credencial em diferentes carros, desde que haja autorização do proprietário.

Colaborou: Renata Duque.