O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, acredita que o acordo histórico fechado entre a Binance e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos pode representar uma virada de página para a indústria de criptomoedas.
Leia também
Armstrong falou sobre o assunto em entrevista à CNBC: “A ação de execução contra a Binance nos permite virar a página e, espero, fechar esse capítulo da história. Existem muitas empresas de criptomoedas que estão ajudando a construir a economia de criptomoedas e a mudar nosso sistema financeiro globalmente. Mas muitas delas ainda são pequenas startups”.
O acordo, que foi anunciado em novembro de 2023, prevê que a Binance pagará US$ 4 bilhões ao governo dos Estados Unidos para resolver uma investigação sobre as atividades da exchange no país.
Publicidade
A Binance também concordou em implementar uma série de medidas de conformidade, incluindo a nomeação de um diretor financeiro e a criação de uma equipe de compliance.
“Penso que a clareza regulamentar vai ajudar a atrair mais investimento, especialmente por parte das instituições”, acrescentou.
De acordo com as acusações do governo, a Binance teria violado a Lei de Sigilo Bancário dos EUA e quebrado as taxas impostas ao Irã. Porém, Armstrong negou que o mercado cripto seja utilizada para fins ilícitos, como fraude, financiamento do terrorismo ou lavagem de dinheiro.
“É verdade que houve uma pequena quantidade de atividade ilícita em criptomoedas, mas na verdade é menos de 1% do que vimos. Se você olhar para os usos ilícitos de dinheiro em espécie, muitas vezes é mais do que isso”, afirmou.
Publicidade
Colaborou: Gabrielly Bento