O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), banco de dados criado pelo governo federal que reúne todas as informações sobre vínculos empregatícios, é essencial para o cálculo e a liberação de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte.
Sendo assim, erros no CNIS muitas vezes ignorado podem causar dor de cabeça e até mesmo impedir o acesso ao benefício.
Se forem identificadas algumas informações incorretas, o trabalhador pode enfrentar dificuldades para se aposentar ou até ter o valor do benefício reduzido.
Como corrigir erros no CNIS?
O processo de correção pode ser feito pela internet, de forma simples e gratuita, através da plataforma Meu INSS, confira o passo a passo para realizar a correção:
vá até “Agendamentos/Requerimentos” e clique em “Novo Requerimento”;
busque por “Correção de Cadastro” e preencha o formulário com as informações corretas;
anexe documentos que comprovem os dados, como carteira de trabalho, contracheques ou guias de recolhimento do INSS.
Após o envio da solicitação, o pedido de correção será analisado pelo INSS. Vale destacar que o instituto não determina um prazo de resposta pode variar.
A recomendação é que os trabalhadores consultem periodicamente seu CNIS, mesmo antes de iniciar o processo de aposentadoria, para evitar surpresas desagradáveis no futuro.