

Com o objetivo de ampliar o acesso ao gás de cozinha entre as famílias de baixa renda, o Governo Federal lançou o programa Gás do Povo.
Publicidade
Com o objetivo de ampliar o acesso ao gás de cozinha entre as famílias de baixa renda, o Governo Federal lançou o programa Gás do Povo.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A proposta é substituir o antigo modelo de repasse em dinheiro por um sistema mais direto e eficiente: a entrega gratuita do botijão, que poderá ser retirada em estabelecimentos credenciados, sem custos e sem intermediários.
No novo modelo, o auxílio em dinheiro deixa de existir e cada família passará a retirar o botijão de gás diretamente nos pontos de venda autorizados pelo governo federal. Segundo o próprio governo, a alteração garante mais transparência, eficiência e maior controle sobre a execução da política pública.
Conforme o governo federal, a retirada do botijão será feita diretamente nas revendedoras participantes, que estarão integradas a um sistema nacional de validação. Veja o passo a passo:
Outra possibilidade é fazer a retirada utilizando o cartão do programa. Nesse caso, o benefício pode ser acessado por meio de um vale impresso, disponível nas unidades da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas, assim como pelo cartão do Bolsa Família.
Para garantir o acesso ao botijão gratuito, o programa oferece quatro formas diferentes de validação:
Todos esses meios serão vinculados ao CPF do responsável familiar inscrito no Cadastro Único, garantindo mais controle e transparência na entrega.
Têm direito ao benefício:
As famílias já atendidas pelo Bolsa Família, com renda de até R$ 218 por pessoa, serão priorizadas na distribuição. O cruzamento de dados será feito automaticamente, sem necessidade de novos cadastros ou comprovações presenciais.
A expectativa é que o Gás do Povo seja implementado a partir de novembro de 2025, com uma transição gradual que substituirá o Auxílio Gás. O governo pretende evitar qualquer interrupção na oferta do benefício, garantindo que a população continue tendo acesso ao gás de cozinha de forma contínua e gratuita.
Com o Gás do Povo, o Brasil dá mais um passo no combate à insegurança alimentar, ao mesmo tempo, em que simplifica o acesso a um item essencial no dia a dia das famílias.
Publicidade
Colaborou: Giovana Sedano.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador