Nesta segunda-feira (02), a Santo Antônio Energia, da Eletrobras (ELET3), informou que interrompeu operação da Hidrelétrica Santo Antônio no rio Madeira em razão dos baixos níveis de vazão registrados atualmente.
Leia também
Por meio de um Fato Relevante, a companhia também detalhou que o volume encontra-se 50% menor que a média histórica, o que motivou a suspensão da operação no local.
“Esta medida visa atender os limites operativos das unidades geradoras da usina, definidos na fase de projeto junto aos fabricantes e de acordo com a configuração da usina aprovada pelo Poder Concedente, que estipulam parâmetros mínimos para operação segura dos equipamentos”, explicou a Santo Antônio.
Publicidade
Além disso, foi acrescentado ainda que, embora a usina tenha relevante importância para o sistema elétrico, no período de baixas vazões, o rio Madeira opera com geração reduzida, podendo ser paralisada, caso os limites operativos das unidades geradoras sejam atingidos.
Ou seja, esta medida é algo esperado e que não deve gerar impacto negativo, desde que as condições sistêmicas de outros agentes seja mantida.
A concessionária Santo Antônio Energia disse ainda que o rio Madeira permanecerá seguindo seu curso natural, com passagem da vazão concentrada no vertedouro principal da usina, e que as receitas dos contratos de venda não serão impactadas durante este período de restrição hídrica.
Nesta segunda-feira (2), por volta das 15h, as ações da Eletrobras (ELET3) operavam em baixa de 1,33% negociadas a R$ 36,40.
Publicidade
Colaborou: Vitória Tedeschi.