O bitcoin atingiu um recorde histórico de $75.000 nesta semana, impulsionado pela vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Com isso, investidores de criptomoedas apostam que o retorno do republicano ao cargo incentivará ainda mais o mercado de criptoativos.
Leia também
Eleito com 277 delegados no colégio eleitoral e derrotando a democrata Kamala Harris. Donald Trump se torna o novo presidente dos EUA e retorna à Casa Branca.
De acordo com análise do The Guardian, a popularidade do republicano entre entusiastas das criptos deve-se à sua postura favorável à desregulamentação e à promessa de tornar os EUA a “capital mundial das criptomoedas”.
Publicidade
Embora Trump tenha sido crítico as criptos durante seu mandato anterior, ele mudou de posição, passando a apoiar abertamente o bitcoin e outros ativos digitais. Entre suas promessas, estão incentivos fiscais e políticas econômicas que poderiam beneficiar o setor.
Segundo o analista Nigel Green, da deVere, a volta do republicano à Casa Branca pode ser o “catalisador” necessário para levar o bitcoin a novos patamares, especialmente em um contexto de maior desregulamentação e incentivo a investimentos alternativos.
Especialistas acreditam que o novo governo poderá facilitar o ambiente regulatório para moedas digitais, estimulando ainda mais o interesse no bitcoin.
Contudo, o mercado de criptomoedas, mais especificamente de bitcoins, é conhecido pela alta volatilidade e pelo risco envolvido, e, mesmo com a expectativa de um cenário mais favorável, especialistas recomendam cautela para quem deseja investir.
Colaborou: Renata Duque.
Publicidade