No último dia 11 de dezembro de 2023, o Programa Desenrola Brasil foi prorrogado até 31 de março de 2024, de acordo com a Medida Provisória nº 1.199, publicada no Diário Oficial da União um dia depois.
Leia também
De acordo com o portal do Governo Federal, a prorrogação é válida para a Faixa 1, que consiste nas negociações feitas diretamente na plataforma de renegociação do Desenrola, programa emergencial de renegociação de dívidas privadas de pessoas físicas inadimplentes.
Como exemplo, atualmente, mais de 80 mil brasilienses que estão devendo a conta de luz se encaixam neste perfil do programa, mas ainda não aproveitaram essa oportunidade. Isso de acordo com a Neoenergia.
Publicidade
Ainda de acordo com o Governo Federal, podem ser renegociadas as dívidas que tenham sido negativadas de 2019 a 2022, e cujo valor atualizado seja inferior a R$ 20 mil.
Para aproveitar e quitar as contas em atraso pelo Desenrola Brasil, todo o processo deve ser realizado digitalmente, por meio deste link. É precisto ter cadastro na plataforma gov.br e possuir uma conta nível Prata ou Ouro, que é gratuita e necessária para comprovar a identidade do cidadão.
Confira o passo a passo abaixo:
- Acesse a plataforma do gov.br com sua conta;
- Selecione as dívidas que deseja quitar no menu “Minhas dívidas”;
- Selecione como deseja pagar (à vista ou parcelando em até 60 meses),
- Leia atentamente o contrato final da renegociação proposta e finalize.
Colaborou: Vitória Tedeschi.