Estas dicas podem te salvar quando o aplicativo do banco ficar fora do ar (Foto: Adobe Stock)
Os aplicativos de bancos podem sofrer instabilidades e ficar fora do ar de vez em quando. Apesar de essa ser uma situação pontual, ela pode causar certos transtornos ao cliente e, por isso, é fundamental seguir algumas dicas que podem ajudar em situações inesperadas.
A instabilidade do aplicativo pode, por exemplo, impactar no recebimento do salário do trabalhador, a depender do caso. O valor que consta na conta bancária também pode sofrer alguma alteração, o que exige que o usuário verifique com atenção as suas finanças após o retorno do serviço.
Veja dicas de como se preparar para momentos em que o aplicativo do banco ficar fora do ar:
1. Busque outra forma de receber o salário
Se houver atraso no depósito do salário por causa da instabilidade do aplicativo do banco e se você não puder esperar até a próxima data para receber o dinheiro, pergunte ao empregador se é possível emitir um pagamento fora do ciclo, de acordo com o Go Banking Rates.
Além disso, algumas empresas oferecem serviços de acesso antecipado ao salário para ajudar a lidar em momentos como esse.
2. Tenha uma reserva de emergência
Ter uma reserva de emergência pode fazer a diferença em situações inesperadas. Se não for possível receber o salário no dia previsto ou se não for possível usar o aplicativo para realizar transações financeiras, aproveite sua reserva para lidar com a situação.
3. Ferramentas para antecipar atrasos
Conforme o Go Banking Rates, para o caso dos trabalhadores, é possível aproveitar ferramentas tecnológicas para manterem alertas de instabilidade dos bancos ou para avisar quando o depósito do salário for feito.
4. Verifique o dinheiro da sua conta
Após um momento de instabilidade do aplicativo, é possível que, quando este volte à normalidade, o cliente perceba que o valor presente na conta esteja diferente. Por isso, é recomendável que, antes de virar o mês, o usuário baixe o seu extrato bancário ou solicite a versão impressa em uma agência, de acordo com o Instituto de Defesa de Consumidores (IDEC).
Se você tiver o extrato em mãos e o valor da conta estiver diferente, tire prints que mostrem a diferença do montante e que o aplicativo do banco estava fora do ar.