Como funciona a regra dos pontos?
Conforme publicação do INSS, a regra por pontos é a somatória do tempo de contribuição com a idade do cidadão. A norma estabelece uma pontuação para que uma pessoa consiga dar entrada na aposentadoria, sendo diferente para homens e mulheres. Além disso, a modalidade exige uma quantidade mínima de anos de colaboração com o instituto.
O que mudou na regra por pontos
Segundo nota do Ministério da Previdência Social (MPS), a pontuação sofreu mudanças para o ano de 2026, com o aumento de um ponto. Dessa maneira, para mulheres se aposentarem, é preciso ter 93 pontos, considerando 30 anos do tempo de contribuição.
Já para os homens solicitarem a aposentadoria com este regimento, é necessário possuir 103 pontos, sendo 35 anos de colaboração com o INSS.
Outra alteração nas regras para 2026
Outra regra para a aposentadoria que sofreu alteração com as normas de transição de 2026 foi a idade mínima, aumentando seis meses em relação ao ano anterior.
Agora, para dar entrada no benefício, conforme previsto na Reforma da Previdência, os homens precisam ter 64 anos e seis meses, além de 35 anos de contribuição. Para as mulheres, a contagem fica em 59 anos e seis meses, mais 30 anos de colaboração.
Piso previdenciário para 2026
Com o aumento do salário mínimo em 2026, o piso previdenciário também foi modificado. De acordo com nota do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o menor valor pago para os segurados do instituto será de R$ 1.621,00. A nova quantia teve um reajuste de 6,79% em relação ao valor pago em 2025.
Colaborou: Laura Mello.