Os jovens nascidos entre 1995 e 2010, conhecidos como a Geração Z, frequentemente são alvos de diversas pesquisas que buscam compreender o comportamento deste grupo. Um destes assuntos, que têm despertado interesse dos pesquisados, tem a ver com os hábitos financeiros e práticas de economia de dinheiro destas pessoas.
Leia também
De acordo com a emissora CNBC, foi justamente a partir disto que um estudo proposto pelo Bank of America Corp., dos Estados Unidos, revelou aspectos relevantes que afetam a maior parte dos jovens nascidos nesta mesma época.
O estudo revelou que a maioria dos membros da Geração Z está encontrando dificuldades para pagar as contas e, por este motivo, não está conseguindo guardar dinheiro. Aproximadamente 38% do grupo acredita enfrentar mais dificuldades para se sentir ‘financeiramente seguros’ do que seus pais tinham na mesma idade.
Publicidade
“Diante do aumento do custo de vida, 53% dos trabalhadores da Geração Z também afirmaram ter trabalhos extra (“bicos”) – mais do que qualquer outra geração – para ajudar a cobrir seus gastos mensais, descobriu o Bankrate. Menos estão economizando para o futuro”, afirma a mesma reportagem.
Vale ressaltar que a pesquisa também destacou que, além dos altos gastos com alimentação e moradia, não apenas os salários da Geração Z são menores do que os de seus pais – quando tinham a mesma idade -, mas eles também assumindo dívidas estudantis muito mais altas.
Colaborou: Vitória Tedeschi.