No entanto, é preciso observar em quais condições a Caixa permite a contratação desta operação. Por exemplo, nos casos em que o trabalhador possui dívidas em atraso diretamente com a instituição, é possível contratar a antecipação, mas existe uma exigência.
Qual a condição da Caixa para antecipar o saque-aniversário em casos de dívidas?
A contratação da antecipação do saque-aniversário na Caixa pode ser realizada por inadimplentes na instituição, porém, existe uma condição. Para antecipar o valor, é preciso que ele seja utilizado para quitar a dívida em atraso na instituição, conforme publicação em seu site oficial.
Quem pode contratar a antecipação?
Além dos critérios em casos de dívidas, é preciso se atentar a outros requisitos para a contratação da antecipação do saque-aniversário, segundo o E-Investidor. Sendo assim, para efetuar a operação, é necessário ter optado pelo saque-aniversário até 90 dias antes, ser maior de 18 anos e possuir o CPF regularizado.
Além disso, é necessário ter conta aberta no banco. Também é solicitado que não haja empréstimos em atraso na instituição, podendo ser utilizado apenas para quitar a dívida, como citado anteriormente.
Como consultar o valor de antecipação
A quantia a ser antecipada pode ser consultada por meio do aplicativo FGTS, disponível para download em iOS e em Android. O valor a ser solicitado precisa ser de, no mínimo, R$ 100,00 por parcela e, no máximo, R$ 500,00, de acordo com a publicação da Caixa.
O que é o saque-aniversário
A sistemática do saque-aniversário é uma modalidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que possibilita ao trabalhador realizar uma retirada anual de seu saldo, no mês do aniversário. A quantia disponibilizada é baseada no montante do fundo, com a soma de uma alíquota e uma parcela adicional, conforme o site do fundo.
Colaborou: Laura Mello.