O Ministério do Trabalho e Emprego lançou neste mês de março o FGTS Digital, o qual tem como objetivo trazer maior agilidade e praticidade aos empregadores.
Leia também
Por meio da nova tecnologia, será possível que os empregadores brasileiros utilizem o Pix para recolher o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço com a geração de boletos com QR Code para leitura e pagamento direto. Tanto as guias de pagamento quanto a emissão de boletos podem ser realizadas pelo portal do FGTS Digital ou na própria tela do eSocial.
A escolha do Pix como método de pagamento tem como objetivo proporcionar benefícios significativos para os empregadores e trabalhadores. “A adoção do PIX como método de pagamento para o FGTS Digital, outra inovação, oferece múltiplas vantagens, incluindo a eliminação de pagamentos duplicados, a prevenção contra o recolhimento de débitos já quitados e a impossibilidade de pagar guias vencidas. A inovação elimina problemas da atual sistemática e promove a rapidez na arrecadação e no depósito dos valores recolhidos nas contas dos trabalhadores”, afirma o Ministério do Trabalho em comunicado.
Publicidade
Com o Pix, a expectativa é que o recolhimento do FGTS se torne mais ágil e transparente, beneficiando tanto as empresas quanto os trabalhadores.
Colaborou: Renata Duque.