Radar da Imprensa

Golpe das doações: governo do RS alerta sobre fraudes via Pix

Os golpes estão acontecendo em meio à tragédia no sul do país

Golpe das doações: governo do RS alerta sobre fraudes via Pix
Golpe das doações: governo do RS alerta sobre fraudes via Pix. Foto: Envato Elements

Na última segunda-feira (7), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), fez um alerta importante sobre golpes em doações via Pix para o estado que está em estado de calamidade pública por conta das chuvas que atingem a região desde o final de abril.

Em um vídeo divulgado em sua conta oficial no Instagram, Eduardo enfatizou a importância de analisar os dados corretos do Pix, disponibilizados pelo Estado para recebimento de doações.

“No meio de tanta solidariedade tem aproveitadores que usam da sensibilidade das pessoas para aplicar golpes, isso é lamentável”, disse ele.

De acordo com ele, no momento de realizar a doação via Pix o destinatário deve ser: “SOS Rio Grande do Sul”, caso contrário o doador deve cancelar a operação por se tratar de um golpe.

As informações da chave Pix oficial do governo do RS são:

  • Chave: CNPJ 92.958.800/0001-38
  • Destinatário: SOS Rio Grande do Sul
  • Instituição: Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul).

“Se não aparecer isso na hora da doação é porque é golpe”, enfatizou Eduardo Leite.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Veja o alerta do governador abaixo:

Caí no golpe, e agora?

Se você faz parte do grupo de doadores que tentou ajudar o Rio Grande do Sul, mas acabou caindo em um golpe existem algumas maneiras de tentar se proteger.

De acordo com esta reportagem do E-Investidor, o usuário que foi lesado deve ligar para o seu banco e informar o ocorrido o mais rápido possível, solicitando ainda o bloqueio de serviços.

Em seguida, é importante realizar um boletim de ocorrência: “Quanto mais rápido fizer a comunicação, maior será a possibilidade de recuperação do valor junto a outros bancos”, afirma  Walter Faria, diretor-adjunto de serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), ainda segundo a reportagem.

Colaborou: Vitória Tedeschi.