Ibovespa, o principal índice da B3. (Foto: Adobe Stock)
O Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Criado em 1968, ele reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais nacional e impacta no dia a dia dos cidadãos de diferentes formas.
O índice é composto por papéis como a Petrobras (PETR4), Vale (VALE3), Cogna (COGN3) e Petz (PETZ3) e por mais ações e units de companhias listadas na B3. Para uma empresa fazer parte da sua carteira teórica, é necessário atender aos seus critérios de metodologia.
Como o Ibovespa impacta a vida dos brasileiros?
O Ibovespa e a Bolsa de Valores, de maneira geral, impactam diretamente a vida dos brasileiros. Segundo esta matéria do E-Investidor, o crescimento do índice traz um aumento da confiança na economia e pode estimular os investimentos das empresas.
Isso inclui a geração de empregos, pois quando uma nova empresa entra na bolsa ou emite novas ações, ela obtém recursos financeiros para fazer novos investimentos. Esse dinheiro pode ser utilizado para expandir negócios, como para a aquisição de equipamentos e novas filiais, o que pode acelerar o mercado de trabalho e aumentar a produção, conforme artigo do Conselho Regional de Economia (CORECON-RS).
Outro ponto em que se observa o impacto do Ibovespa é que, quando as pessoas ou empresas aplicam seus recursos no índice, esse dinheiro pode rentabilizar e se tornar uma nova forma de renda. Os valores podem ser usados, por exemplo, para uma futura aposentadoria de previdência privada.
As empresas que estão presentes na Bolsa, por exemplo, também precisam atender a certas exigências, como as ambientais. Isso porque muitas práticas sustentáveis são exigidas.
Assim, os impactos do Ibovespa no dia a dia dos brasileiros são diversos, sendo observados tanto na economia do país, das empresas e, consequentemente, na vida dos cidadãos.