

O Imposto de Renda é um tributo federal que incide sobre os rendimentos de pessoas físicas e jurídicas. No Brasil, os contribuintes devem declarar seus ganhos anualmente à Receita Federal, podendo deduzir algumas despesas para reduzir o valor do imposto a pagar ou aumentar a restituição.
Entre as deduções, estão os gastos com consultas médicas, que podem ser abatidos integralmente se devidamente comprovados.
Sendo assim, os contribuintes que realizaram consultas médicas ao longo de 2024 podem declarar os valores pagos no Imposto de Renda e obter uma dedução integral dos gastos pelo próprio contribuinte ou por seus dependentes legais.
Publicidade
A Receita Federal aceita a inclusão de consultas realizadas com médicos de qualquer especialidade, desde que os valores estejam devidamente comprovados.
Para aqueles que possuem plano de saúde, a dedução só é válida para as parcelas pagas diretamente pelo contribuinte. Se o plano for totalmente custeado pelo empregador, não há direito à dedução.
No caso de planos com coparticipação, em que o beneficiário arca com parte dos custos das consultas, o valor dedutível deve ser informado na declaração conforme o informe de rendimentos fornecido pela empresa.
Vale destacar que a Receita Federal pode exigir a comprovação dos gastos médicos informados na declaração do Imposto de Renda. Por isso, é fundamental guardar todas as notas fiscais e recibos emitidos pelos profissionais ou clínicas responsáveis.
Publicidade
Colaborou: Renata Duque.