O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma das primeiras tarifas do ano e deve estar no planejamento financeiro de todos os proprietários de veículos. No entanto, vale lembrar que as datas e opções de pagamento variam em cada estado.
Leia também
No Ceará, por exemplo, o calendário não depende do final da placa, ou seja, todos os automóveis devem quitar o tributo na data limite estabelecida: o dia 31 de janeiro.
No entanto, apesar de haver apenas um mesmo prazo para todos, existem diferentes maneiras de realizar o pagamento do tributo.
Publicidade
De acordo com esta matéria do E-Investidor, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-CE) informou que é possível pagar à vista no dia 31 de janeiro (com 5% de desconto), mas o abatimento pode chegar a 10% quando acumulado com o desconto do Sua Nota Tem Valor, até 5%.
Segundo o portal da Secretaria da Fazenda, para realizar o pagamento, o contribuinte tem algumas opções. É possível pagar pelo app Meu IPVA pode ser baixado gratuitamente pelas lojas Play Store (Android) e App Store (IOS), disponível para smartphones e tablets. Ou pelos bancos Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil, Santander, Itaú e nas casas lotéricas.
Há também a opção de quitar o imposto com cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco. Do total recolhido, 50% pertencem ao Tesouro Estadual e os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos estão licenciados.
Ao pagar via pix, a Secretaria alerta: “Ao pagar o IPVA por Pix, que pode ser em qualquer banco, verifique se no nome do favorecido está escrito Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, e se o CNPJ é 07.954.597/0001-52”.
Publicidade
Colaborou: Vitória Tedeschi.