O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma das primeiras tarifas do ano e deve estar no planejamento financeiro de todos os proprietários de veículos. No entanto, vale lembrar que as datas e opções de pagamento variam em cada estado.
Leia também
Em Santa Catarina, por exemplo, onde as datas já foram divulgadas (confira aqui), existem três maneiras de realizar o pagamento do imposto. Veja abaixo:
- Cota única: o imposto deve ser quitado até o final de cada mês, de acordo com o final de cada placa – o prazo para placas com final 1 vai até 31 de janeiro;
- Parcelamento em três vezes sem juros: o pagamento da 1ª cota deve ocorrer até o dia 10 de cada mês, de acordo com o final de cada placa – placas com final 1 têm até o dia 10 de janeiro para pagar a primeira parcela;
- Parcelamento em até 12 vezes pelo cartão de crédito: pagamento por meio de uma empresa credenciada neste link. Esta opção é por operação financeira semelhante a um empréstimo e tem incidência de custos de financiamento, incluindo juros e encargos acrescidos às parcelas.
Vale citar que, de acordo com o portal do Detran, a opção de pagamento via PIX ainda deve ser regulamentada ao longo de 2024, portanto, ainda não está disponível.
Confira o calendário IPVA de Santa Catarina abaixo:
Publicidade
Colaborou: Vitória Tedeschi.