Criado para gerar receita para os estados e municípios, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo estadual cobrado anualmente de todos os proprietários de veículos automotores terrestres, como carros, motos, caminhões e ônibus.
Leia também
Calculado com base no valor venal do veículo, o valor do imposto é definido por meio de uma tabela elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e pode variar de acordo com o estado, o tipo de veículo e sua categoria.
O principal objetivo do imposto é financiar serviços públicos, como saúde, educação e segurança, além de parte da arrecadação ser destinada ao município onde o veículo está registrado.
Publicidade
O pagamento do IPVA referente ao ano de 2025 já começou no estado de Goiás. Os proprietários de veículos tiveram até o dia 15 de janeiro para aproveitar o desconto de 8% no pagamento à vista. O benefício foi disponibilizado para todos os condutores, independentemente do número final da placa do veículo.
Para quem optou pelo parcelamento, o governo estadual oferece a opção de dividir o imposto em até 10 vezes, dependendo do final da placa. Motoristas com placas terminadas em 1 e 2 podem parcelar o valor em até 9 cotas, enquanto os donos de veículos com placas de 3 a 0 têm a possibilidade de dividir o pagamento em 10 parcelas.
Confira o calendário completo do IPVA em Goiás
- Cota única com desconto de 8%: 15/01;
- 1ª parcela: 15/01;
- 2ª parcela: 17/02;
- 3ª parcela: 17/03;
- 4ª parcela: 15/04;
- 5ª parcela: 15/05;
- 6ª parcela: 15/06;
- 7ª parcela: 15/07;
- 8ª parcela: 15/08;
- 9ª parcela: 15/09;
- 10ª parcela (opções apenas para automóveis com placas de 3 a 0): 15/10.
Como emitir os boletos do IPVA?
Os boletos para o pagamento podem ser emitidos por meio do aplicativo DetranGO ON, pelo portal do Detran-GO, ou retirados presencialmente em uma das unidades do Vapt Vupt. Vale destacar que o pagamento do IPVA é obrigatório e, caso não seja quitado, pode gerar multas, juros e até mesmo o impedimento de licenciar o veículo.
Colaborou: Renata Duque.