Com a chegada de 2025, os proprietários de veículos no Rio de Janeiro precisam organizar o orçamento para quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Uma dúvida recorrente de muitos motoristas é: vale a pena pagar o tributo à vista ou optar pelo parcelamento?
Desconto para pagamento à vista
A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) manteve, neste ano, o desconto de 3% para quem escolher pagar o IPVA em cota única até o vencimento da primeira parcela. Essa vantagem, embora modesta, pode fazer diferença no bolso de quem tem recursos disponíveis.
Parcelamento em três vezes
Para quem preferir parcelar, o imposto pode ser dividido em três parcelas mensais sem juros, desde que pagas dentro do prazo. O parcelamento, no entanto, não oferece qualquer tipo de desconto. Apesar disso, ele pode ser a única opção para muitos compradores que enfrentam dificuldades financeiras ou quem não se planejou.
Como pagar o IPVA no Rio de Janeiro
O IPVA 2025 pode ser quitado por meio do Guia de Regularização de Débitos (GRD), disponível no site da Sefaz-RJ. Basta informar o número do Renavam do veículo para gerar o boleto. Os pagamentos podem ser feitos em bancos autorizados ou através de aplicativos de instituições financeiras.
Leia também
As datas de vencimento variam conforme o número final da placa do veículo, começando em janeiro e se estendendo até abril para quem optar pelo parcelamento.
Como consultar o valor do IPVA 2025?
O processo de consulta e pagamento do IPVA no Rio de Janeiro utiliza a Guia de Regularização de Débitos (GRD) ou o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ-IPVA). Veja como acessá-lo:
- Acesse o site da Secretaria de Estado de Fazenda ou do Detran-RJ e procure pela seção “Guia – Recolhimento de Débitos”;
- Informe o RENAVAM e seu CPF, depois clique em “Consultar”;
- A página irá gerar a GRD ou o DARJ-IPVA com o valor do imposto para o seu veículo.
O pagamento do IPVA 2025 não pode ser realizado via PIX. Utilize os canais autorizados, como bancos credenciados, para quitar o imposto.
Colaborou: Gabrielly Bento.
Publicidade