Motoristas catarinenses já podem consultar o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2025. O governo estadual manteve as alíquotas em 2% para carros e utilitários e 1% para motocicletas, tornando Santa Catarina como um dos estados com a menor carga tributária sobre veículos no país.
Leia também
A cobrança do imposto incide sobre 4.993.715 veículos tributáveis, de um total de 6.177.362 cadastrados na frota estadual. O cálculo considera o valor de mercado, utilizando como referência a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em conformidade com a legislação estadual.
Determinados veículos continuam isentos do imposto em Santa Catarina. É o caso de motocicletas com até 200 cilindradas, desde que o proprietário não tenha infrações de trânsito no ano anterior, e automóveis com mais de 30 anos de fabricação. A isenção também contempla veículos de pessoas com deficiência ou autismo, além de táxis, veículos de consulados e instituições religiosas ou de assistência social, entre outros.
Publicidade
A expectativa é de que o Estado arrecade cerca de R$ 4,4 bilhões com o IPVA em 2025. Deste total, 20% serão destinados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), enquanto o restante será dividido igualmente entre o município de registro do veículo e o Governo Estadual.
Opções de pagamento
Os proprietários podem optar por quitar o imposto de diferentes maneiras:
- Cota única: O pagamento deve ser realizado até o fim do mês correspondente ao final da placa do veículo. Placas terminadas em 1, por exemplo, têm até 31 de janeiro para regularização.
- Parcelamento sem juros: Divisão em três parcelas, com vencimento da primeira cota no dia 10 do mês indicado pelo número final da placa. Para placas com final 1, o prazo inicial é 10 de janeiro.
- Parcelamento em até 12 vezes: Possível por meio do cartão de crédito, com custos adicionais de financiamento, juros e encargos. A operação é realizada por empresas credenciadas.
A regulamentação do pagamento do IPVA via PIX está prevista para o início de 2025, ampliando a praticidade para os contribuintes.
Confira o calendário completo do IPVA 2025 de Santa Catarina:
Colaborou: Gabrielly Bento.