O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo obrigatório que incide anualmente sobre proprietários de veículos terrestres, como carros, motos e caminhões. O seu valor é calculado com base no valor venal do veículo e a alíquota varia de acordo com o estado e o tipo de veículo.
Leia também
Além de ser requisito para o licenciamento do veículo, o IPVA tem como objetivo gerar receita para estados e municípios, sendo parte do valor arrecadado destinada à prestação de serviços públicos, como saúde, educação e segurança. De acordo com o Jornal do Carro, do Estadão, o pagamento pode ser feito à vista, geralmente com desconto, ou parcelado ao longo do ano, conforme o calendário estabelecido por cada estado.
Como pagar o IPVA?
Para consultar os valores do IPVA e emitir a guia de pagamento, o proprietário deve acessar o portal da Secretaria da Fazenda do estado correspondente, informando a placa e o número do Renavam do veículo.
O pagamento pode ser efetuado em caixas eletrônicos, aplicativos de bancos, internet banking ou diretamente em agências bancárias credenciadas. Alguns estados também oferecem opções de pagamento via PIX, facilitando ainda mais o processo.
Quando é o pagamento do IPVA para veículos com placa final 8?
Os proprietários de veículos com placas final 8 têm até hoje, 22 de janeiro, para quitar o IPVA 2025 em cota única com desconto de 3%. O benefício é exclusivo para quem opta pelo pagamento integral dentro do prazo estipulado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.
Publicidade
Além da cota única com desconto, o IPVA também pode ser parcelado em até cinco vezes, com vencimentos de janeiro a maio. Caso o pagamento integral com desconto não seja efetuado até hoje, será possível realizar a quitação em fevereiro, porém sem o abatimento.
Confira o calendário de pagamento:
Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares:
Caminhões e Caminhões-tratores:
Colaborou: Renata Duque.