A máquina de lavar smart é uma evolução dos modelos tradicionais, equipada com sensores inteligentes, conectividade via Wi-Fi e funções automatizadas que permitem maior controle e eficiência na hora de lavar as roupas. Com ela, é possível ajustar automaticamente o nível de água e sabão conforme a quantidade de roupas no cesto, escolher ciclos ideais para diferentes tipos de tecido e até programar a lavagem remotamente por meio de aplicativos no celular.
Além da praticidade, esse tipo de eletrodoméstico se destaca pelo uso mais racional de recursos, como energia elétrica e água. Mas, será que o modelo de fato economiza energia?
Máquina de lavar smart gasta menos energia que máquina de lavar tradicional?
Uma das principais vantagens das máquinas de lavar smart é a presença de sensores inteligentes, que analisam a carga de roupa e ajustam automaticamente o ciclo ideal, tanto em tempo quanto em quantidade de água e sabão. Isso evita desperdícios comuns em modelos convencionais, que operam com ciclos fixos, independente da carga.
Esse controle mais preciso pode gerar uma economia de até 30% no consumo de energia por ciclo. Levando em conta uma rotina média de seis lavagens por mês, a redução pode ser bastante relevante ao longo de um ano.
Além disso, as máquinas de lavar smart costumam vir com motores inverter, que ajustam sua rotação conforme a necessidade, evitando picos de energia e aumentando a durabilidade do aparelho.
Vale a pena trocar a sua máquina tradicional por uma smart?
A resposta depende da sua condição financeira. O custo de uma máquina de lavar smart, pode variar de 20% a 50% a mais em relação à modelos convencionais. Então se você tem uma família grande ou lava roupas várias vezes por semana, o retorno do investimento pode ser percebido a médio prazo, principalmente na redução da conta de luz. Mas, se você utiliza pouco a máquina de lavar, o retorno pode ser percebido a longo prazo.