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Mega da Virada: como é feita a fiscalização do sorteio?

A Caixa esclareceu sobre transparência dos resultados

Mega da Virada: como é feita a fiscalização do sorteio?
Mega da Virada: como é feita a fiscalização do sorteio? Foto: Robson Fernandjes / Fotos Públicas

A Mega da Virada 2023, sorteio mais esperado do ano, que está com o prêmio principal estimado em R$ 570 milhões, está agendada para acontecer às 20h do próximo domingo, dia 31 de dezembro de 2023.

Com a proximidade do concurso, a Caixa Econômica Federal, por meio da Secretaria de Comunicação Social, deu detalhes sobre algumas questões que podem gerar dúvidas sobre o processo do sorteio.

Uma destas questões é sobre a transparência dos resultados, que já foram acusados de não serem fiscalizados. No entanto, no site oficial do Governo Federal, a Caixa garantiu que isso não passa de uma notícia inverídica.

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“A realidade é que todos os sorteios são acompanhados por auditores independentes que garantem a lisura do processo. A CAIXA cumpre rigorosos protocolos de segurança, para que os resultados sejam justos e imparciais”, diz trecho da matéria.

Barbara Sakamoto, gerente executiva da Superintendência Nacional de Loterias da Caixa Econômica Federal, também afirmou que todos os sorteios são fiscalizados por representantes do público, que atuam como auditores dos sorteios, que são selecionadas do público e não tem nenhuma interferência da Caixa.

“Esses representantes conferem e acompanham cada etapa do sorteio, incluindo abertura das maletas, carregamento dos globos, confirmação dos números sorteados e o fechamento das maletas no final”, afirma Barbara.

Ainda na mesma matéria, ela também afirma que qualquer pessoa posso participar do processo, para isso, basta apenas se voluntariar como auditor. No entanto, ela afirma que para ser aprovado para a função, é preciso que o voluntário cumpra alguns requisitos.

“É realizada uma verificação de integridade que garante que os representantes são maiores de idade, não são empregados CAIXA, nem empresários lotéricos e que possuem documento de identificação válido. Essa etapa é importante para atestar a inexistência de conflito de interesses e garantir independência na atuação dos auditores. As regras estão descritas na página da CAIXA na internet”, detalha.

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Além disso, a Caixa afirma, como mais uma prova do controle do concurso, que recebe a fiscalização de auditores do Ministério da Fazenda, que são representantes do órgão regulador de loterias no Brasil, para verificar e atestar todos os procedimentos do sorteio.

“Há ainda o acompanhamento diário da auditoria interna da CAIXA, que verifica o cumprimento das normas de sorteio, apuração e divulgação dos resultados”, finaliza a empresa.

Colaborou: Vitória Tedeschi.