Megaoperação revela fraude bilionária no INSS. Foto: Adobe Stock
Recentemente uma megaoperação revelou um esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na ocasião, foi revelado que mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas do instituto foram impactados por descontos indevidos em seus benefícios.
De acordo com as investigações, os valores teriam sido desviados entre 2019 e 2024, e foram cobrados sem autorização dos segurados, por meio de contratos associativos fraudulentos com entidades que agora são alvo de apurações.
O prejuízo estimado é bilionário, o valor pode ser de mais de R$ 6 bilhões. A prática incluía uso de documentos falsos e até assinaturas forjadas.
Até o momento, 39 entidades possuíam algum tipo de parceria com o INSS, mas irregularidades já foram constatadas em pelo menos 11 delas. Seis pessoas ligadas ao esquema foram presas, incluindo um lobista conhecido como “Careca do INSS”, apontado como um dos principais articuladores das fraudes.
Como saber se você foi afetado pela fraude?
Se você é aposentado ou pensionista e suspeita de desconto indevido, pode consultar pela Central 135 ou por meio do extrato de pagamento pelo site ou aplicativo Meu INSS. Confira o passo a passo:
Faça login com seu CPF e senha cadastrados no Gov.br;
No menu principal, clique em “Extrato de benefício”;
Escolha o número do benefício que você recebe;
Verifique com atenção a lista de descontos informada no extrato.
Fique atento a cobranças com nomes de associações, clubes ou serviços que você não reconhece. Se aparecer alguma mensalidade que você nunca autorizou, é sinal de que pode ter sido vítima da fraude.
Reação do governo diante das fraudes
Diante da gravidade da situação, o Governo Federal está elaborando um plano para devolver os valores descontados de forma fraudulenta.
Conforme matéria do Estadão, o novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, destacou que a prioridade é proteger os aposentados e pensionistas prejudicados.
“O presidente [Lula] exigiu agilidade no ressarcimento de aposentados e pensionistas”, afirmou Júnior.
Fui uma vítima da fraude, e agora?
Caso seja uma das vítimas da fraude, é possível pedir a exclusão da mensalidade por meio do site oficial da empresa. Além disso, é possível fazer esse pedido pelo telefone da Central 135 ou agendando atendimento presencial em uma agência do INSS.