Com o preço dos combustíveis em alta desde 2021, motoristas têm buscado soluções para reduzir os gastos com transporte. Uma alternativa que está ganhando espaço é a carona, uma prática que une economia, socialização e sustentabilidade. Além disso, ajuda a contribuir para a redução do trânsito e das emissões de gases poluentes.
A ideia é simples: um carro ocupado por mais de uma pessoa é um veículo a menos nas ruas. Para os passageiros, representa uma economia em relação ao transporte público ou individual, além de ser uma maneira de evitar aglomerações.
Mesmo quem adota um modelo de trabalho híbrido pode oferecer ou solicitar caronas nos dias em que precisa ir ao escritório. Confira 5 benefícios listados pela Mobilidade, do Estadão, em dar e receber carona:
- Redução de custos: dividir os gastos com combustível e manutenção do carro é uma das maiores vantagens. Em vez de arcar sozinho com todos os custos, o motorista pode contar com a ajuda dos passageiros;
- Menos trânsito: cada carro a menos nas ruas é um alívio para o trânsito. Uma cidade com metade do número de veículos teria mais qualidade de vida e menos poluição;
- Socialização: oferecer ou pedir carona é uma maneira de conhecer pessoas e fortalecer relações, seja com colegas de trabalho ou com vizinhos;
- Segurança: pesquisas mostram que motoristas que oferecem carona usam menos o celular enquanto dirigem e respeitam mais os limites de velocidade, reduzindo o risco de acidentes;
- Sustentabilidade: utilizar o carro com sua capacidade máxima é uma forma de reduzir a pegada de carbono e contribuir para um futuro mais verde.
Como começar a economizar com transporte?
Existem diversas plataformas e aplicativos que facilitam o encontro entre motoristas e passageiros com rotas e horários semelhantes. Outra opção é organizar grupos entre colegas de trabalho ou vizinhos.
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O importante é planejar os trajetos e estabelecer regras claras para garantir a segurança e a comodidade de todos no transporte. A carona, além de ser uma solução econômica, também é uma maneira de repensar a mobilidade urbana.
Colaborou: Renata Duque.