Os Microempreendedores Individuais (MEIs) devem entregar até esta sexta-feira, 31 de maio, às 23h59, a Declaração Anual do Microempreendedor Individual (DASN-Simei).
Leia também
O DASN é um relatório que reúne todos os ganhos do MEI ao longo do ano, conforme as notas fiscais emitidas pelo negócio. A declaração deve ser entregue por todos os microempreendedores, mesmo aqueles sem faturamento no ano, devem enviar a declaração com o faturamento zerado.
O não cumprimento desse prazo sujeita o declarante à multa de 2% ao mês de atraso, limitada a 20% sobre o valor total dos tributos declarados, ou mínimo de R$ 50,00.
Publicidade
Vale destacar que os MEI estabelecidos no estado do Rio Grande do Sul o prazo foi prorrogado para o dia 31 de julho, devido à catástrofe na região.
Relembre como enviar a declaração anual do MEI:
O primeiro passo é acessar o site do Simples Nacional e informar seu CNPJ. Após isso, selecione o ano de referência da declaração. Informe o valor da receita bruta total, adequando-se ao tipo de atividade realizada e preencha os campos adicionais solicitados.
Antes de enviar, revise todas as informações e, caso esteja correto, clique em “transmitir”. Não se esqueça de guardar o recibo da declaração como comprovante.
Lembre-se: a declaração do MEI é diferente da declaração de Imposto de Renda de pessoa física. Os empreendedores que tiverem rendimentos tributáveis acima do limite de isenção, também devem enviar a declaração de IR como pessoa física.
Colaborou: Renata Duque.
Publicidade