

A liberação do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda (IR) 2025 aconteceu nesta quinta-feira (31). Milhares de contribuintes estavam na expectativa de ver o dinheiro entrar na conta, mas para alguns, o valor não apareceu como esperado.
Publicidade
A liberação do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda (IR) 2025 aconteceu nesta quinta-feira (31). Milhares de contribuintes estavam na expectativa de ver o dinheiro entrar na conta, mas para alguns, o valor não apareceu como esperado.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Se esse é o seu caso, saiba que isso pode ocorrer por diversos motivos, e que há como resolver.
O valor da restituição é depositado diretamente na conta bancária vinculada ao Cadastro de Pessoa Física (CPF) do titular da declaração. Quem optou por receber via Pix deve obrigatoriamente ter usado a chave do tipo CPF. Outras chaves como e-mail, número de celular ou aleatória não são aceitas pela Receita Federal.
Se houve erro na informação da conta ou se os dados estão desatualizados, o pagamento não será efetuado. Nessa situação, será necessário reagendar o crédito.
Informações incorretas, valores inconsistentes ou deduções mal preenchidas podem fazer a declaração cair na malha fina. Caso tenha caído na malha fina, será necessário corrigir as informações e enviar uma declaração retificadora.
Contribuintes com débitos anteriores ou com o CPF irregular também ficam impedidos de receber a restituição até que tudo seja resolvido. Verifique se existe alguma pendência em seu nome diretamente no site da Receita Federal.
Se a conta bancária informada não estiver correta ou ativa, o valor não será transferido. O mesmo vale para chaves Pix que não sejam o número do CPF. O contribuinte poderá reagendar o crédito por meio da Central de Atendimento do Banco do Brasil, pelos telefones 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades).
Mesmo que tudo esteja correto na declaração, o pagamento pode ainda não ter sido processado. O calendário de restituições segue até 30 de setembro, e muitos contribuintes, especialmente os que entregaram a declaração perto do fim do prazo, podem estar nos lotes finais. O calendário de restituições segue até 30 de setembro, e muitos contribuintes, especialmente os que entregaram a declaração nos últimos dias, podem ser incluídos apenas nos lotes seguintes.
Publicidade
Ou seja, se não há erro, pode ser só uma questão de esperar.
Se você não recebeu no 3º lote, fique atento às próximas datas:
A Receita Federal segue critérios legais de prioridade, como idosos, professores e pessoas com deficiência, para definir a ordem dos pagamentos.
A consulta da restituição pode ser feita de forma simples:
Se você não recebeu o valor referente ao terceiro lote:
A restituição é um direito seu, e acompanhar de perto pode evitar dores de cabeça.
Colaborou: Caroline Andrade.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador