

A Receita Federal surpreendeu os contribuintes ao concluir, com antecedência, o calendário de restituições do Imposto de Renda 2025.
Publicidade
A Receita Federal surpreendeu os contribuintes ao concluir, com antecedência, o calendário de restituições do Imposto de Renda 2025.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Originalmente planejado para ser dividido em cinco etapas, o pagamento foi finalizado já no 4º lote, creditado em 29 de agosto, para as declarações entregues dentro do prazo e que não apresentaram inconsistências.
Segundo informações da Receita Federal, a eficiência no processamento das declarações permitiu que todos os contribuintes com direito à restituição e que entregaram o IR dentro do prazo, sem pendências, recebessem seus valores antecipadamente.
Como todos foram contemplados até o 4º lote, não houve necessidade de manter o cronograma original até o quinto pagamento.
Publicidade
Com isso, o quinto e último lote, que seria pago em setembro, não foi cancelado, e sim adiado.
Caso você não tenha recebido sua restituição até agora, é importante verificar se a sua declaração apresenta algum problema.
A consulta pode ser feita diretamente no site da Receita Federal, por meio da área “Meu Imposto de Renda”. Ao acessar o “Extrato do Processamento”, o sistema mostra se a sua declaração está em dia ou se caiu na malha fina.
Se houver pendências na sua declaração, será necessário fazer a retificação do documento. Corrigir os dados informados é o único caminho para que a restituição seja liberada em futuros lotes residuais.
O processo de retificação também é feito on-line, utilizando o mesmo portal da Receita.
Para quem teve a restituição do Imposto de Renda liberada, mas não recebeu por conta de erro bancário, o valor fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O reagendamento pode ser feito pelo Portal BB ou pela Central de Atendimento da instituição.
Colaborou: Giovana Sedano.
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador