

O programa Pé-de-Meia, criado pelo Ministério da Educação (MEC), é uma iniciativa do governo federal que oferece incentivos financeiros para estudantes de baixa renda matriculados no ensino médio público. O objetivo é reduzir a evasão escolar, garantindo que os alunos permaneçam na escola e concluam sua educação básica.
Quem tem direito ao Pé-de-Meia?
Para receber o incentivo, o estudante deve estar regularmente matriculado em escola pública e fazer parte de uma família registrada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Não é necessário realizar inscrição: basta possuir CPF e estar matriculado no ensino médio público em 2025.
Calendário de Pagamentos do Pé-de-Meia
Nesta quarta-feira (2) o pagamento da primeira parcela do programa Pé-de-Meia para estudantes nascidos nos meses de maio e junho.
Conforme a Agência Brasil, o incentivo de R$ 200 é destinado a alunos matriculados no ensino médio regular da rede pública ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde que atendam aos requisitos do programa.
Confira o cronograma de pagamento
- 31 de março: nascidos em janeiro e fevereiro;
- 1º de abril: nascidos em março e abril;
- 2 de abril: nascidos em maio e junho;
- 3 de abril: nascidos em julho e agosto;
- 4 de abril: nascidos em setembro e outubro;
- 7 de abril: nascidos em novembro e dezembro.
Como consultar o benefício do Pé-de-Meia?
Os estudantes podem verificar se têm direito ao benefício do Pé-de-Meia e acompanhar os pagamentos por meio do aplicativo Jornada do Estudante, do MEC, ou pelo Caixa Tem. Para menores de 18 anos, a movimentação requer autorização do responsável legal.
Colaborou: Renata Duque.
Publicidade