De acordo com a Agência Brasil, cerca de 3,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada podem sacar, a partir de hoje, o valor do abono salarial do PIS e do Pasep. A quantia está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br.
No notal, serão liberados pela Caixa Econômica Federal R$ 4 bilhões neste mês. O valor faz parte do montande de R$ 27 bilhões, que serão distribuídos ao longo do ano.
Ainda de acordo com a Agência, segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o abono salarial de 2024 será pago a 24,87 milhões de trabalhadores em todo o país. Do total, 21,98 milhões trabalham na iniciativa privada e receberão o abono do PIS e 2,89 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm direito ao Pasep.
O que é preciso para ter direito ao abono salarial?
Ter exercido atividade remunerada por, ao menos, 30 dias no ano de referência;
Ter recebido até dois salários mínimos mensais no ano-base;
Estar cadastrado há cinco anos no PIS (setor privado) ou no Pasep (servidores públicos);
Ter dados atualizados pelo empregador junto à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Como sacar os valores?
Assim como explica Gabriel Serpa em reportagem ao E-Investidor, o PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Assim, para sacar os valores basta acessar o aplicativo Caixa Tem, acessar sua conta corrente ou fazer o saque de forma presencial.
Relembre o calendário de pagamentos do PIS/Pasep 2024