Engana-se quem acredita que comprar a passagem aérea assim que decidir o destino da viagem é o melhor negócio possível – e o mais econômico também. Isso porque a ideia de que comprar com muita antecedência garantir o menor preço é um mito.
Leia também
Quem afirma isso é Ana Stier, empresária e especialista em passagens aéreas, que fo entrevistada pelo E-Investidor e afirmou que o verdadeiro segredo para pagar menos nas passagens não está na compra antecipada, mas sim no planejamento e no monitoramento constante dos preços.
As companhias aéreas abrem as vendas dos voos com até um ano de antecedência, mas isso não significa que o preço será mais baixo no momento da abertura.
Publicidade
“O valor das passagens pode oscilar até 200 vezes antes da data do voo, com variações significativas até no mesmo dia”, esclarece a especialista. Isso significa que a compra antecipada, por si só, não garante economia.
Mas, afina, o que fazer para econômizar com as passagens aéreas?
A recomendação de Stier é começar o monitoramento dos preços assim que as passagens estiverem disponíveis, mas sem pressa para realizar a compra.
O desespero em comprar uma passagem ao ver um aumento de preço pode sair caro. Se o voo ainda estiver distante, pode ser mais vantajoso esperar por uma nova queda de preço.
Para voos internacionais, por exemplo, ela sugere que até cinco ou seis semanas antes da viagem ainda não é motivo para se preocupar.
Além disso, outras estratégias podem ajudar a reduzir os custos com passagens, como: procurar voos em horários não comerciais, pesquisar em modo anônimo e ativar alertas de preço.
No final das contas, a resposta para a pergunta “Quanto tempo antes da viagem eu devo comprar a passagem aérea para pagar mais barato?” não é simples. O ideal é não se prender a um período fixo, mas sim investir tempo no monitoramento dos preços.
Publicidade
Colaborou: Renata Duque.